Crônica: O Encontro e a Mensagem do Poeta na Cidade das Artes

encontro poetas outro preto minas

III Encontro Café com Poemas em Ouro Preto/MG

Ouro Preto é a cidade das artes, da arquitetura, das pedras preciosas, do turismo, dos grandes festivais, dos museus e de várias outras expressões artísticas-culturais que encantam qualquer visitante. Em cada lugar que se vai, cada casa, cada objeto ali contido tem uma história para contar. E é exatamente neste cenário que aconteceu, de forma sublime, o III Encontro Café com Poemas, organizado pelo jornalista e poeta Leandro Flores e pela escritora Celeste Farias, com participação de Alexandre Brito, Janice Pires, Dirce Saléh, Walquitor Wahhab, entre outros artistas e convidados.

Foi uma noite muito especial, especialmente para Leandro Flores que lançava seu primeiro livro “Sorriso de Pedra – A outra face de um poeta”. “Um livro que fala, entre outras coisas, sobre a necessidade de um poeta moderno se reinventar para continuar cumprindo o seu verdadeiro papel que é ENCONTRAR a mensagem pela inspiração e repassar à humanidade através dos gestos e das palavras” – comentou Leandro, na cerimônia de lançamento, em um Porão, localizado no subsolo de um estabelecimento, onde funciona um restaurante e cachaçaria.

Outro livro que estava sendo lançado era “Entrelinhas e Reticências…”, organizado pelo Projeto Cartas e Depoimentos e com participantes de vários lugares do Brasil (Cordeiros/BA, Belo Horizonte/MG, Contagem/MG, Vitória da Conquista/BA, Divinópolis/MG, Cachoeira Paulista/SP e Salvador/BA), o livro reúne cartas e depoimentos de pessoas que por alguns momentos, deixaram seus monitores digitais de lado, seus celulares e todas as tecnologias do momento para voltarem à magia da comunicação através das cartas. O resultado foi esse livro maravilhoso que tem como arte da capa, fragmentos da obra “Meu Amor” de Janice Pires, prefácio de Celeste Farias e editoração da Agilite Soluções Interativas.

Um dos momentos mais fugazes foi a apresentação do Projeto Caravana Nômade, com o músico Walquitor Wahhab e a professora de dança Janice Pires, ambos estrelaram uma belíssima apresentação de dança e canto de tradições judaicas, árabes, andaluz e ciganas.

E a noite não parava por ai. Outras atrações como o relançamento dos livros da poeta Celeste Farias “Inanna Salomé – Poesias e Mistérios”; do poeta mineiro Alexandre Brito, que recitou poemas de seu livro “(des) Encantos do Amor”; “Tens Algo para Mim?” do Projeto Cartas e Depoimentos; O Grande Banquete – A Transformação e o Templo de Ricardo Ferreira; Cogito Antologia Poética, Foccus e Mundo, ambas da Cogito Editora; “Sensações Facebook Vol. I e II” do Projeto Almas Brasileiras; Antologias CAPPAZ “Interfaces de Amor e Paz”, volumes 3 e 4, entre outros…

Houve também recital poético, um delicioso bate-papo, com direito a autógrafo entre os escritores presentes e para terminar a noite, uma PIZZA na chapa com muitos mimos à aniversariante Janice Pires.

E assim, como nos encontros anteriores, o Café com Poemas deixa sua marca na história da arte, e Ouro Preto como símbolo dessa representação artística, fez-se notório que a arte mais uma vez é soberana e absolutamente indispensável na vida de cada um. Todos ali saíram com uma certeza: não era só poesia, mas um encontro de amigos que se admiram e conjugam o mesmo verbo: o amor pela arte e uma necessidade quase que sublime de construção de mundo melhor, mais poético e menos egoísta.

A mensagem em que Leandro Flores se referia foi registrada e multiplicada por cada um que ali se fez presente. Resta-nos esperar outros encontros e mais café com poemas para nos deixar cada vez mais satisfeitos e revigorados de poesia e inspiração.

Fonte:

ASCOM Café com Poemas

www.cafecompoemas.com

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

UM Comentário

  • Leandro Flores disse:

    Muito obrigado ao site DDEZ pela veiculação do evento de lançamento do meu livro “Sorriso de Pedra – A Outra Face de um Poeta”, ocorrido em Ouro Preto, aqui em Minas Gerais. É por isso, que esse portal, a cada dia cresce mais e mais, por conta do envolvimento e do compromisso com as pessoas… Desejo muito sucesso a todos os administradores e acompanhantes deste site. Um grande abraço.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.