Homenagem à semana da consciência negra é atração em Condeúba, após ser adiada por causa das chuvas

Por: Dermeval Filho

Estudantes e professores lembraram em diversas manifestações culturais, a contribuição do negro na formação da sociedade brasileira

concurso-beleza-negra-condeuba-10

Fotos: Tony Souza

Após o período de chuvas que fizeram adiar as homenagens ao Dia da Consciência Negra em Condeúba, a Diretoria de Cultura do município cumpriu sua agenda e proporcionou à população, uma série de apresentações que marcaram a data e as celebrações na Semana da Consciência Negra. Com o objetivo de se fazer uma reflexão acerca da participação dos negros na sociedade brasileira, o dia 20 de novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695.

concurso-beleza-negra-condeuba-6

Com o apoio da Secretaria de Ação Social e Secretaria de Educação, a Diretoria de Cultura levou às ruas, na última quinta-feira (27), apresentações que envolveram as escolas do campo, da sede, alunos do ‘’Mais Educação’’, todos ao ritmo da Famucon (Fanfarra Musical de Condeúba). A população lotou a Praça Santo Antônio numa noite de apresentações ricas em cores, músicas e muita criatividade, em que todos os participantes mostraram entre as diversas manifestações, o quanto a cultura, arte e comportamento tiveram a influência do negro na sociedade brasileira.

Entre apresentações de danças, poemas, capoeira e músicas temáticas ressaltando a história dos negros em busca de consolidar a cada dia sua total liberdade, os profissionais envolvidos proporcionaram ao público uma mostra da riqueza cultural, ao tempo em que orientam as crianças do quanto importante é conhecer a história dos negros por mais igualdade na sociedade.

concurso-beleza-negra-condeuba-2

Um dos pontos altos das apresentações foi a escolha ‘’Beleza Negra de Condeúba’’, o concurso que contou com nove lindas meninas representantes da beleza negra em nossa cidade. A pequena Tavyni de 5 anos, aluna da Escola Municipal Dário Lima conquistou o primeiro lugar numa disputa acirrada, encerrando a noite de homenagens à Semana da Consciência Negra.

Fonte: condeuba.ba.gov.br

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

2 Comentários

  • Agnério Souza disse:

    Foi ótima a comemoração do dia da consciência negra. Mas, não fiquemos somente nos dias de festa (13 e 14 de maio, 22 de agosto, 20 de novembro), valorizemos nossa cultura nas suas várias manifestações: festas religiosas, danças, pintura, folclore, culinária, música, etc mais vezes, sempre; fazendo esses artistas aparecer e serem mais reconhecidos e valorizados nos seus trabalhos, nos seus dons.

  • Marittza Ribeiro disse:

    Parabéns à Diretoria de Cultura, na pessoa da diretora Carla Fabiani pelo ótimo trabalho!

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.