Condeúba: Encontro realizado pela Secretaria de Agricultura discute propostas para ampliar a participação de produtos da agricultura familiar no PNAE

Por: Dermeval Filho

A reunião na sede da Secretaria de Agricultura fez um balanço do programa em sua fase de implantação e trouxe diversas propostas para seu aperfeiçoamento

reuniao-sec-agricultura-pnea

Foto: Portal da Transparência | Governo de Condeúba

A Secretaria de Agricultura do município de Condeúba, em parceria com representantes de diversas associações, diretores de cooperativas e profissionais que desenvolvem atividades junto ao setor, promoveu na última quarta-feira(26), encontro entre os profissionais e lideranças citadas, colocando em pauta, entre outros assuntos, a participação de produtos da Agricultura Familiar com respectiva  distribuição  destes  no PNAEPrograma Nacional de Alimentação Escolar, o qual exige no mínimo 30% dos recursos destinados à merenda escolar sejam aplicados na compra de produtos oriundos da Agricultura.A meta do Programa em Condeúba é superar em muito esses investimentos.

Entre os assuntos debatidos, foi destacado o desejo em comum da Secretaria de Agricultura, da Central de Associações, Sindicato dos trabalhadores da Agricultura Familiar, COOPERMAN e Conselho Municipal de desenvolvimento Sustentável, que o Governo Municipal amplie cada vez mais a participação de produtos da Agricultura no cardápio da Merenda Escolar por meio da Secretaria Mun. de Educação, dando prioridade aos produtos característicos da região, os quais os agricultores têm maior facilidade de produzir. Tais avanços permitem que a maior parte dos recursos fiquem  no município, ao tempo que motiva e fortalece a atividade da agricultura familiar da região.

As nutricionistas Daiane Pereira Ribeiro e Gletheane Silva Caires, fundamentais no êxito da reunião, levaram aos participantes propostas e sugestões que visam o aperfeiçoamento dos trabalhos, tratando desde pormenores, como a qualidade do tempero pronto adquirido, até a correta fabricação e distribuição dos alimentos que chegam às escolas, creches e secretarias que fazem uso diário desses produtos.

Consenso entre o grupo, a qualidade dos produtos foi considerada a questão principal a se considerar no PNAE. Durante o encontro, outros fatores tiveram especial atenção, como, por exemplo, priorizar a aquisição dos alimentos característicos da região, a inserção de frutas produzidas de acordo às estações do ano, levar aos produtores a importância de selecionar os alimentos, padronizá-los em embalagens, atendendo as exigências da vigilância sanitária, organização do transporte e distribuição. Para o Secretário de Agricultura,Maurilo Guilherme, ”os ajustes e medidas visam a valorização e inserção de todos os agricultores que queiram participar dos Programas ligados à secretaria”.

Fonte: condeuba.ba.gov.br

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.