Condeúba: Construção de adutora que levará água à Piripá é tema de debate em audiência pública

Por: Dermeval Filho

audiencia construcao adutora condeuba piripa (3)

Fotos: Dermeval Filho – Ddez

A sede da Câmara de Vereadores de Condeúba ficou pequena para receber o grande número de pessoas na tarde dessa terça-feira(16). O interesse dos cidadãos mais uma vez ficou voltado para a polêmica construção da adutora que canalizará água do Açude Champrão com destino à cidade de Piripá.

Dessa vez, estiveram reunidos no mesmo espaço, cidadãos e autoridades das cidades de Cordeiros, Piripá e Condeúba, além de técnicos e engenheiros da Embasa, empresa responsável pela construção da adutora.

audiencia construcao adutora condeuba piripa (1)

O representante do Ministério Público, Dr. Robson Leão, ressaltou o papel do Ministério Público nesse imbróglio. De acordo com o Promotor, cabe ao Ministério garantir que a população de Piripá tenha água potável em sua torneira, sendo assim, a construção da adutora, dentro das garantias e da viabilidade técnica oferecidas pela Embasa, torna-se a solução mais providencial e imediata que visa atender à população piripaense nos períodos de seca e crise por falta d’água, não cabendo dessa forma, maior interferência por parte da promotoria.

A construção da tão sonhada Barragem dos Morrinhos, que atenderia a população dos municípios envolvidos, além de Tremedal e Jânio Quadros, foi outro ponto polêmico da audiência. Mais uma vez com a intervenção do Promotor Público, Dr. Robson Leão explicou que a construção da barragem é um processo demorado que pode durar anos, daí a necessidade imediata da adutora, explicou o promotor público.

audiencia construcao adutora condeuba piripa (2)

Com microfones abertos ao público, técnicos e autoridades, todos puderam se posicionar, expor opiniões, pontos de vista e expor as histórias de quem vive às margens da represa. Entre sugestões, questionamentos, aplausos e algumas vaias direcionadas, a construção da adutora parece inevitável no momento atual. Representações políticas do legislativo condeubense, tanto de situação, quanto de oposição, prometem buscar alternativas e lutar por uma solução pacífica, que segundo as lideranças, não desampare o povo de Piripá, tampouco comprometa o abastecimento e a vida do Açude Champrão.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

6 Comentários

  • fabano byu disse:

    LEVARAM A NOSSA RIQUEZA, pena que o povo não tem nenhum valor na sociedade.
    ” pois no ano de 2013 quando ocorreu o protesto o PREFEITO nos garantiu que estaria lutando junto com o povo pela defesa do nosso açude, simplesmente só aguardou o período eleitoral para liberar a adutora” LAMENTÁVEL, não cumpriu o que foi dito em publico, ainda bem que tá GRAVADO.

  • manoel disse:

    Fumou pimenta foi fabiano?
    Guto negou o alvara, agora se vc num estudou e porisso num sabe ler e nem o q sao as leis, ai meu fi, sai da reta. Vc foi o maior sacana com a gente usando-nos para fins eleitoreiros. Agora meu fi, se cinstruir essa encanaçao é seu fim como politico.num aadianta quem é tabaréu e quer ysar os outros, sempre se dá mal. O sistema é bruto fi, num dá pra amador nao

  • José Carlos Ferreira de Carvalho disse:

    As autoridades de nossos município foram muito ordeiras para a questão, nossa representação foi fraca, muito fraca! Nenhum político condeubense, autoridades presente: promotoria, ou ministério público teve nenhum posicionamento em defesa do povo de Condeúba. Todos: vereadores, prefeito, eles que deveriam tomar frente e defender os interesses dos condeubenses, tiveram em suas falas a tentativa de ludibriar ou convencer nossos irmãos, que realmente lutaram para preservar, o bem maior de nossa cidades, a população de Condeúba, contrariamente a nossos atuais representantes estiveram de parabéns! É fato que essa adutora será feita, Condeúba acaba de ser contemplada com a pior obra pública, nos quase um século e meio de emancipação, uma obra que ninguém, ou praticamente ninguém de nosso município, jamais desejou. Agora é só aguardar as consequências reais que estarão para chegar, acredito eu ser ainda no mandato de José Augusto, caso ele seja reeleito, mas que os técnicos da EMBASA, afirmam que nunca virá um dia.

  • J. Carlos S. Ormundo disse:

    Meus amigos,.. acho que posso chamá-los assim, estou estarrecidos com essa decisão tomada pelas autoridades.
    Digo assim pelo motivo de que a Barragem do Champrão não ter essa capacidade de manter o abastecimento de duas cidades, repito o que disse na época dos protestos, não tem uma nascente com volume satisfatório para a demanda, é parar de chover seca os veios d’água da Barragem e tudo volta a ser como antes, apenas fica uma lagoa. Porque, Barragem é quando tem água corrente e faz o barramento dessa água.
    A opção plausível seria a construção de uma nova barragem, para obter maiores volumes de água disponível à população que tanto necessita desse bem precioso e vital a vida de todos os seres vivos.
    Por outro lado vimos a necessidade de pessoas que tem ou tiveram a falta de água em suas residências, não podemos negar água à um ser vivente, a água é de direito de todos.
    Agora não podemos condenar o Prefeito Guto, ele foi até onde poderia ir, porque é Lei garantir água a todos, a União (Federação) tem poderes sobre o domínio da água, se tiverem de reclamar vão a Brasília e reclamam com a Dilma que tanto vocês votaram com o maior gosto, Guto fez o Decreto para impedir a construção da adutora, mas é apenas um Decreto Municipal abaixo da Lei Federal, por isso a fala do Promotor. De acordo com o Promotor Dr. Robson Leão, cabe ao Ministério Público garantir que a população de Piripá tenha água potável em sua torneira, sendo assim, a construção da adutora, dentro das garantias e da viabilidade técnica oferecidas pela Embasa, torna-se a solução mais providencial e imediata que visa atender à população piripaense nos períodos de seca e crise por falta d’água, não cabendo dessa forma, maior interferência por parte da promotoria.
    Tenho certeza que Guto procurou fazer o melhor e está de parabéns, teve posição diante dessa e de outras situações, não dá para ganhar todas.

  • sandro souza disse:

    esse fabiano é um tremendo brincalhão isso sim. politiqueiro de meia tijela fica ai usando o povo pra tentar se dar bem. aki não man. Sai da frente q em 2016 vamos passar por cima de vc feito um rolo compressor. Aki suas lorotas não colam não.

  • Cleide Viana disse:

    O Q SE VIU FOI Q QUEM QUERIA SE APROVEITAR DA SITUAÇÃO PEGOU O TREM ERRADO. SR FABIANO BYU A GENTE VIU Q QUERIA ERA SER POLITICO, MAS JÁ MORREU NA PRAIA, O POVO DESCOBRIU SEU GOLPE. OS VEREDAORES DESCOBRIRAM Q SUAS LEIS NÃO SERVEM PRA NADA, SÃO UM BANDO DE SEMIANALFABETOS Q DESCONHECEM A LEI E FIZERAM UMA LEI Q DE NADA VALE, E FICARAM COM A CARA NO CHÃO. CADÊ OS VEREDAORES Q VIVIAM ALERDEANDO POR AÍ Q SE A ADUTORA FOSSE CONSTRUÍA IAM DERRUBAR? – QUANDO VIRAM A JUSTIÇA MURCHARAM OU IAM PRA CADEIA. SÓ TEMOS DEUS A NOSSO FAVOR. POIS FABIANO BYU VIROU PALHAÇO DE CIRCO E QUEM CHAPOLIN COLORADO MORREU, QUEM PODERÁ NOS DEFENDER?

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.