Saiba como solicitar o Cartão SUS

cartao-sus

O objetivo do cartão SUS (Sistema Único de Saúde) é garantir ao cidadão atendimento nas Unidades de Saúde e Hospitais públicos do Brasil.

Consta no documento, informações do paciente, do tratamento e do profissional de saúde que o atendeu. Os dados podem ser acessados de qualquer ponto do país, explicou Sidnéia Gardina, enfermeira substituta do programa de Atenção Básica em Tabatinga, Amazonas.

Qualquer pessoa pode tirar o Cartão SUS. O interessado deverá comparecer a secretaria de Saúde do seu município com documento de identidade (RG); CPF;  certidão de nascimento ou certidão de casamento.

Sidnéia Gardina, explicou ainda que em caso de perda, furto ou outra situação, pode tirar a segunda via do documento. Os pais que pretendem retirar o cartão dos seus filhos precisam levar a Certidão de nascimento da criança, comprovante de residência em nome do pai ou da mãe (originais). Caso a criança tenha como responsáveis os avós, o comprovante de residência deverá estar no nome dos mesmos, número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) da criança, se ela já tiver o documento emitido, mais não é obrigatório.

Mas a enfermeira alerta que o atendimento não pode ser negado caso a pessoa não tenha o cartão.

Fonte: EBC

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.