Estudante condeubense é aprovado no vestibular para medicina em quatro universidades

Por: Dermeval Filho

Conciliando estudos e trabalho, jovem prova que é possível alcançar os objetivos quando há dedicação e vontade de vencer

wester

Wester passou no vestibular de medicina das principais universidades públicas da Bahia. UFBA, UEFS, UESB e UNEB. Foto: Facebook

O jovem condeubense, Wester da Silva Vieira, de 19 anos, encheu ainda mais a família de orgulho nesse início de 2015, em especial sua mãe, Luciene Silva, que é só agradecimentos a Deus e alegria no coração. Seu feito? Wester foi aprovado nos quatro vestibulares para medicina os quais prestou no final de 2014.

Dedicado desde pequeno em tudo que se propõe, Wester estudou até a oitava série em colégios de Condeúba, mudando-se logo em seguida para Vitória da Conquista, onde passou a cursar o 1º ano do ensino médio no IFBA, antigo CEFET. Sua mãe conta que até 2013, ele mantinha uma rotina de 6 a 7 horas diárias de estudos, no entanto, em 2014 as dificuldades para conciliar aumentaram, já que o filho foi aprovado no concurso da Prefeitura de Vitória da Conquista, onde trabalha no setor de finanças.

A mãe confessa ainda que o filho é um garoto tranquilo, discreto e avesso às badalações.’’ Só uma mãe boba igual a mim (como ela mesma se denomina) que de tanta felicidade, não me contive e expus em redes sociais um pouco de uma alegria difícil de mensurar’’. Perguntada, para ela, Wester é sim um exemplo pros muitos garotos da sua idade, pois via a dedicação diária do filho até alcançar a tão sonhada vitória, concluiu a mãe orgulhosa.

E a vitória veio multiplicada por quatro. Wester conseguiu a aprovação no tão concorrido vestibular para medicina em quatro Universidades, a saber – UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), UFBA (Universidade Federal da Bahia) e UNEB (Universidade Estadual da Bahia).

Muito jovem, com hábitos saudáveis, uma fé e disciplina inabaláveis, o estudante condeubense começa a galgar novos voos num horizonte que ainda reserva muitas alegrias à toda família.  Em breve entrevista, Wester falou um pouco da sua rotina até alcançar tão importantes resultados

 

Ddez –  Quantos vestibulares você fez? Todos concorrendo para medicina?

R: Fiz todos concorrendo para medicina. Comecei com a Baiana em Salvador, que ficou faltando 3 pontos para poder ser classificado para a segunda fase, fiz UESF em Feira de Santana, UESB em Vitória da Conquista, fiz UNEB em Brumado e passei na UFBA com a nota do ENEM.

 

Ddez – Quantas horas em média você estuda diariamente entre colégio e em casa?

R: Comecei estudar em 2013, com uma rotina mais puxada, entre 6 a 7 horas de estudo por dia na Biblioteca Municipal, fora a banca de exatas de segunda à sexta todos os dias no período de 1h30 e banca de redação na sexta, com duração de 2h, por isso, sexta estudava menos. Domingo eu apenas descansava.  Em 2014, no primeiro semestre, comecei com o mesmo ritmo de 6 a 7 horas por dia na Biblioteca, mais aulas de exatas de segunda à quinta com duração de 2h, aula de redação e biologia na sexta (duração de 2h cada) e sábado só ia para aula de gramática com duração de 2h. Domingo continuava para descanso.  No segundo semestre de 2014, assumi o meu cargo na prefeitura de Vitória da Conquista, então estudava quando dava, mas continuei em todas as bancas.

 

Ddez- Você tem algum conselho (dicas de estudo) para aqueles que desejam trilhar o mesmo caminho de estudos que o seu?

R:  Primeiro você deve conhecer a ti mesmo, saber no que é bom, e no que não é. Depois procurar o meio de vencer as dificuldades. 8h de sono por dia é fundamental para deixar o cérebro ativo durante o dia. E por último, ter fé e disciplina (em especial, fé).

 

Ddez –  Como fez pra conciliar o trabalho e ter êxito nos estudos?

R: Bem, primeiro foi quase que um acordo entre eu e a minha chefe. Desde que eu fizesse o meu trabalho, o setor não se incomodava que eu estudasse, apesar do pouco tempo. Também foi mais questão de organização e de agenda. Escrever o que vai fazer durante o dia ajuda um pouco, desde que você tenha disciplina para cumprir o que planejou.

 

Ddez –  Quer deixar uma mensagem de incentivo aos jovens da sua idade?

R: Só queria dizer, que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Fé em primeiro lugar é essencial e saber que debaixo dos céus, há tempo para tudo. Fora isso, é só saber que Deus é Deus de detalhes e tudo o que Ele faz é para o nosso bem. É só nós fazermos nossa parte, que o mais Deus completará.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

3 Comentários

  • LUIZ RICARDO VIANA MATOS disse:

    “Até aqui o Senhor nos ajudou”. 1 SAMUEL 7:12, QUEM CONHECE E CONVIVE COM ELES, SABEM QUE AS PALAVRAS ESCRITAS EXPRESSAM VERDADEIRAMENTE O SENTIMENTO DOS DOIS, DE TODOS OS FAMILIARES, DE TODOS OS AMIGOS E CONHECIDOS. ESSA VITÓRIA É DE TODOS, QUE DIRETAMENTE E INDIRETAMENTE NOS AJUDARAM E AJUDAM ATÉ AQUI. PARABÉNS DERMEVAL FILHO E DDEZ PELA MATÉRIA.

  • Gimaldo Carvalho disse:

    Parabéns garoto!

  • Fabinho disse:

    Está sendo cumprida a promessa de DEUS na vida de Wester: “Esforça-te.. Eu Serei contigo, Esforça-te!

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.