Princípios Gerais da Administração Pública

Por: Rubens Nascimento

Administracao-Publica

Os princípios da administração pública se dividem em cinco, sendo a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade e a eficiência.

É indispensável que explanemos sobre cada um deles.

Legalidade: o administrador deve atuar juntamente com a lei.Atos que vão contra a lei não são permitidos, pois seguimos o modelo da estrita legalidade, resultando em realizar somente o que a lei autorizar.

Impessoalidade: os serviços prestados devem ser de modo geral, não havendo diferença na prestação de serviços de pessoa para pessoa.

Moralidade: a ética, justiça, honestidade devem ser valores embasados na vida do administrador a quem compete agir com responsabilidade, tendo plena consciência de suas obrigações.

Publicidade: contribui para divulgar os serviços prestados, garantindo também sua fiscalização, cumprimento, transparência.

Eficiência: obtenção de resultados satisfatórios às necessidades de uma coletividade. Os serviços devem ser realizados com qualidade, possibilitando uma vida mais digna para todos.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

2 Comentários

  • José Carlos Ferreira de Carvalho disse:

    Será que exite algum lugar do território brasileiro onde eles são cumpridos? Isso é coisa de estrangeiro, não?

  • Rubens Vinicius Vieira Nascimento disse:

    Os princípios da administração pública devem ser cumpridos. Quando ocorre ato contrário a esses princípios,o gestor responde pelo crime de improbidade administrativa. Porém, depende de cada um de nós como cidadãos cobrar pelo respeito aos princípios e uma administração pública eficiente. E de modo impessoal preste seus serviços, com base na moralidade e legalidade, além de proporcionando conhecimento a população dos atos praticados através da publicidade.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.