Vídeo: Destino: Educação Brasil – Licínio de Almeida

Reportagem do canal Futura sobre a educação acima da média em Licínio de Almeida.

Localizada no sertão da Bahia, com cerca de 12 mil habitantes, Licínio de Almeida é um município pequeno, no qual as principais fontes de renda dos habitantes são a Prefeitura, que emprega 705 pessoas, e a aposentadoria.

Além disso, o peso da economia local vem do comércio atacadista, da agricultura familiar e das fábricas de móveis, que exportam em toda a região. A ferrovia ainda assegura certas entradas financeiras na região, já que por Licínio passam trens carregados de ferro e magnesita, procedentes de Brumado (BA).

destino-educacao-brasil

Com 20 escolas municipais, sendo que 15 são rurais, Licínio de Almeida é um município que se destaca como modelo de educação na Bahia e vem crescendo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, estando bem acima da média nacional (3.8) para o Ensino Fundamental II, com 5.4 pontos em 2013. Hoje é o maior IDEB da Bahia para os anos finais do segmento, estando 50% acima da meta proposta pelo Governo Federal.

Em 2012, recebeu a medalha La Integración Simon Bolívar pelo trabalho desenvolvido, como um exemplo para a integração educacional no Brasil. O programa, com formato documental e 26 minutos de duração, acompanha um dia na vida da aluna Emanuella Cardoso Assis, de 14 anos, estudante do 8º ano da Escola Municipal Waldeck Ornelas. A partir de sua rotina escolar, conhecemos o trabalho de gestão do município, da diretora da escola, de coordenadores pedagógicos, do corpo docente e sua relação com alunos e famílias que participam da vida escolar.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.