Voluntários do Sertão: Contagem regressiva

Médicos, organizadores e demais profissionais envolvidos no projeto Voluntários do Sertão aguardam a oportunidade de auxiliar a população de Condeúba, no interior da Bahia

voluntarios do sertao 03Em 2015, a ação de cidadania e de caridade denominada Voluntários do Sertão chega a 15ª edição. O projeto, que começou despretensioso e alcançou projeção nacional, contará, este ano, com a participação de 300 voluntários.

A expectativa é realizar mais de 25 mil atendimentos médicos e odontológicos gratuitos para a população das imediações de Condeúba, no interior da Bahia, entre os dias 18 a 26 de abril. No total, serão oferecidas consultas em 11 especialidades, divididas em dez pontos espalhados pela cidade. Os trabalhos acontecem, efetivamente, de segunda a sexta-feira (de 20 a 24 de abril), das 8h às 17h30. Um processo de triagem será executado a partir do primeiro dia, duas horas antes do início das atividades. Os pacientes com quadro cirúrgico serão analisados antecipadamente pela equipe de saúde da cidade e, caso haja necessidade, os procedimentos podem começar já no domingo, dia 19 de abril.

voluntarios do sertao 04Um avanço importante na edição comemorativa dos 15 anos é o apoio de um novo parceiro, o Laboratório Fleury, de São Paulo, que disponibilizou aparelhos para a realização de mais exames: densiometria óssea, cardiologia e mamografia. O grupo da organização viaja para Condeúba no dia 15 de abril para preparar toda a estrutura dos postos de atendimentos e dos alojamentos dos voluntários, que embarcam no dia 18 de abril.

Trajetória de sucesso
O Voluntários do Sertão nasceu em 2000, em Alegre, distrito de Condeúba. Inicialmente, havia apenas a doação de brinquedos e de cestas básicas. Três anos depois, a edição promovida em Condeúba passou a oferecer outras formas de auxílio à população, com atendimentos médicos e odontológicos, além da realização de pequenas cirurgias. Palestras sobre temas relevantes também foram incluídas no programa, assim como a distribuição de kits de saúde e de higiene pessoal. A partir disso, a assistência, gratuita, começou a ser desenvolvida, anualmente, em diferentes cidades do interior do Estado da Bahia.

DorinhoAté hoje, o mutirão já contou com o apoio de mais de três mil profissionais da saúde, que tornaram possível a realização de 160 mil atendimentos médicos de várias especialidades. “Esse projeto começou pequeno, como uma ação pessoal, porque eu queria fazer algo para ajudar essas pessoas. Percebi que poderia fazer muito mais. Recebi reforços e, aos poucos, de forma sólida e programada, essa iniciativa cresceu. A cada edição, corrigimos erros, aperfeiçoamos o trabalho e, apesar das dificuldades e dos obstáculos, completamos 15 anos. Sinto-me feliz e honrado por não ter desistido e por conseguir proporcionar tantas alegrias”, comenta o idealizador Doreedson Ribeiro Pereira (Dorinho), presidente da Organização Voluntários do Sertão.

Condeúba
Distante 660 km da capital, Salvador, Condeúba possui uma população estimada em pouco mais de 18 mil habitantes. O nome, de origem tupi-guarani, faz referência ao “pau de candeia retorcido”, árvore dos caracóis, de troncos retorcidos. Até a primeira metade do século XVIII, Condeúba era uma área ocupada por índios botocudos. O povoado foi formado a partir de 1745, com a chegada dos portugueses à procura de riquezas minerais, e elevado à condição de cidade em 14 de maio de 1861.

Assim como os demais municípios vizinhos, Condeúba baseia sua economia na agricultura de subsistência, atualmente chamada de “agricultura familiar”. A população rural produz alimentos típicos da região, como farinha de mandioca, rapadura e biscoitos caseiros. “Muitas pessoas, quando ficam sabendo que estamos indo para suas cidades, ficam felizes, pois sabem do compromisso dos Voluntários do Sertão. Mesmo em pouco tempo, conseguimos fazer muito pela população. Não sei como agradecer todo o apoio que recebemos”, finaliza Dorinho.

Fonte: Revista Revide

Fotos: Divulgação Voluntários do Sertão

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

2 Comentários

  • Emerson De Mortugaba disse:

    há cada dia Deus tenha iluminado; Esse pequeno projeto do passado que hoje , alcançou projeção nacional , Graças a simples cidadania de um Cara chamado Dorinho , Com sua trajetória de sucesso alcançou ímpeto : Uma grandeza ; de ajuda , sem preço . Onde favorece qualquer classe social . Venho por intermédio desse , Parabenizar a todos que faz parte dos Voluntários do Sertão …. Deus esteja sempre Amém

  • fabiano byu disse:

    uma ação como essa, são para poucos no planeta. que DEUS ilumine a todos nesse trabalho que será feito em nosso MUNICÍPIO.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.