Lei Maria da Penha reduz em 10% homicídios de mulheres em casa

IMAGEM: CNJ/Flickr

Foto: CNJ/Flickr

Noticia boa, Maria! Tião Simpatia vai adorar saber que a Lei Maria da Penha, que ele transformou em música, reduziu em aproximadamente 10% a taxa de homicídio contra as mulheres dentro de suas próprias casas.

Pois é, esses dados positivos sobre a Lei Maria da Penha são de um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado no início de março, e foram apresentados ontem, à tarde, na Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher do Congresso Nacional, pela ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci.

Ela também teve a oportunidade de detalhar as ações e os resultados das políticas públicas implementadas nos últimos anos pelo governo federal no atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar.

Destaque para as Casas da Mulher Brasileira, criadas para garantir apoio e acolhimento às vítimas de violência doméstica e ao disque-denúncia da Central 180, que só ano passado recebeu mais de 53 mil relatos de violência contra a mulher, com muitas ligações de pequenos municípios e uma média de 17% de chamadas da área rural.

Ao falar dos avanços, a ministra explicou que antes as mulheres denunciavam e eram encaminhadas para delegacias próximas ao seu local de moradia. Agora, a denúncia aceita é encaminhada para órgãos de segurança pública, podendo se transformar em boletim de ocorrência, o que pode acelerar a medida protetiva.

Na lei e na vida temos que fazer valer nosso direito a uma vida sem violência. Toda vez que você estiver diante de um caso de agressão, não grite por socorro, ligue 180.

Fonte: EBC






AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.