Confira os 15 campeões estaduais do fim de semana

domingo-foi-de-decisoes-estaduais-em-todo-o-brasil

Foram quase quatro meses de jogos de norte a sul, abrindo a temporada do futebol nacional. Os estaduais estão na reta final, mas, em várias partes do país, já tem time levantando a taça de campeão.

Neste fim de semana, 15 estados conheceram seus campeões: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A lista abaixo traz a relação dos vencedores dos torneios estaduais, e será atualizada à medida que os campeonatos forem chegando ao fim.

Em alguns estados, ser o melhor time do estado é critério classificatório para competições nacionais, como a última divisão do Campeonato Brasileiro – a Série D – ou a Copa do Brasil do ano que vem. As federações também podem conferir premiações às equipes que levantarem o caneco, embora isto não seja regra: no caso do Campeonato Paulista, por exemplo, o campeão vai levar R$ 3 milhões.

Confira os campeões:

Bahia

O Bahia goleou o Vitória da Conquista por 6 a 0 e conquistou seu 46º título estadual. Com apoio da torcida, o tricolor conseguiu reverter a derrota de 3 a 0 no jogo de ida. O time não se abateu com a perda da Copa Nordeste para o Ceará na última quarta e venceu com os gols dois gols de Kieza e Souza cada, além de Bruno Paulista e Robson.

Ceará

O Fortaleza emapatou com o rival Ceará por 2 a 2 e conquistou o título estadual no Castelão. Palco do título do Vozão na Copa do Nordeste na última quarta, o estádio voltou a lotar para assistir o 40º título do tricolor. O gol da conquista foi de Daniel Sobralense. Na partida de ida, o Leão havia vencido por 2 a 1. O título quebrou o jejum do Fortaleza de quatro anos sem títulos cearenses.

Distrito Federal

O Gama foi campeão candango depois de vencer o Brasília na grande decisão. No primeiro jogo, disputado no Mané Garrincha, o Periquito venceu por 3 a 0. Na volta, também na arena da capital federal, o alviverde venceu por 1 a 0 e ficou com o título, quebrando um jejum de 12 anos sem conquistas. Foi 11º título do Gama, que é o maior campeão do Distrito Federal

Goiás

O Goiás empatou com a Aparecidense por 1 a 1 no Serra Dourada e conquistou o seu 25º título estadual. Felipe Menezes marcou para o esmeraldino e Washington para o camaleão. O Goiás havia vencido por 2 a 0 a partida de ida.

Maranhão

O Imperatriz conquistou seu segundo título estadual ao vencer o Sampaio Correia por 3 a 1. Jogando em casa, o Cavalo de Aço levantou o caneco após 10 anos. Os gols da equipe foram marcados por Júnior Chicão, Rubens e Diego Valderrama, a Bolívia Querida descontou com Cleitinho. No primeiro jogo em São Luiz, a equipe imperatrizense havia perdido por 2 a 1.

Mato Grosso do Sul

O Comercial venceu o Ivinhema por 3 a 2 e conquistou seu 9º título sul-mato-grossense. Um gol de pênalti aos 47 minutos do segundo tempo garantiu a conquista colorada no estádio do adversário. O título quebra o jejum de 4 anos sem conquistas do Comercial.

Minas Gerais

O Atlético venceu a Caldense por 2 a 1 em Varginha e faturou seu 43º título mineiro. O Galo venceu o time sensação de Poços de Caldas, até então invicto, com gols de Thiago Ribeiro e Jô. Washington marcou o gol da Veterana. Na partida de ida, os clubes haviam empatado por 0 a 0 no Mineirão.

Pará

O Remo venceu o Independente por 2 a 0 é conquistou seu 44º título paraense. Jogando no Mangueirão, o Leão venceu com dois gols de Rafael Paty. A equipe de Tucuruí havia vencido o primeiro turno do campeonato e o Remo o segundo, sendo que a final foi realizado em um único jogo.

Paraná

O Operário Ferroviário conquistou o título inédito do campeonato paranaense ao vencer o Curitiba por 3 a 0 no Couto Pereira. O centenário clube de Ponta Grossa conquistou o título com gol do atacante Juba. Na partida de ida, o Fantasma já havia vencido o Coxa por 2 a 1. A equipe conseguiu o feito após 14 vice-campeonatos, sendo o último em 1961.

Pernambuco

O Santa Cruz venceu o Salgueiro por 1 a 0 no estádio do Arruda e conquistou o título pernambucano . O tricolor conquistou seu 28º título estadual. No jogo de ida, a Cobra Coral tinha empatado por 0 a 0 com o Carcará. O atacante Anderson Aquino marcou o gol da conquista.

Rio de Janeiro

O Vasco venceu o Botafogo por 2 a 1 no Maracanã e conquistou seu 23º título estadual. O cruzmaltino quebrou a sequência de 12 anos sem títulos estaduais. Rafael Silva e Gilberto marcaram para o Vasco e Diego Jardel para o Botafogo. No jogo de ida, o Vasco havia vencido por 1 a 0.

Rio Grande do Norte

O América conquistou o bicampeonato potiguar após vencer o ABC por 1 a 0 em pleno Frasqueirão. O zagueiro Flávio Boaventura marcou o gol do 35º título estadual do Dragão. Na partida de ida, na Arena das Dunas, o clássico havia ficado empatado em 1 a 1.

Rio Grande do Sul

O Internacional consagrou-se pentacampeão gaúcho ao vencer o rival Grêmio por 2 a 1. Com apoio da torcida no Beira-Rio, os colorados conquistaram seu 44º título estadual. Pelo Inter, Nilmar e Valdívia marcaram, pelo tricolor Giuliano descontou. No primeiro jogo, na Arena do Grêmio, o clássico ficou em 0 a 0.

Santa Catarina

Joinville e Figueirense empataram novamente em 0 a 0 e a equipe do interior catarinense conquistou o título estadual. Apesar da comemoração, o campeonato ainda será decidido no tapetão. A Justiça Desportiva julgará a denúncia de irregularidade no registro do jogador André Krobel do JEC. Este poderá ser o 12º campeonato estadual do Joinville.

São Paulo

O Santos venceu o Palmeiras nos pênaltis e conquistou seu 21º título estadual. O Peixe ganhou por 2 a 1 no tempo normal e converteu todas as suas penalidades. O Verdão perdeu dois pênaltis e mesmo com a vitória no jogo de ida não conseguiu dar a volta olímpica.

Fonte: EBC






AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

UM Comentário

  • José Carlos Ferreira de Carvalho
    4 maio 2015 | Permalink |

    Um destaque maior para o Santos que nos últimos dez anos foi em sete finais de estaduais e levou seis títulos para a Vila, O Santos foi Campeão Paulista em: 2006, 2007, 2010, 2011, 2012 e 2015, e ainda sendo vice em 2014. Será que em São Paulo não tem mais time não, é?

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.