Condeúba: Secretaria de Ação Social reúne estudantes e autoridades em conferência sobre direitos das crianças e adolescentes

Por: Dermeval Filho

No centro dos debates, crianças e adolescentes do município puderam ouvir e serem ouvidas pelas autoridades presentes

condeuba conferencia direitos crianca e adolescente (8)

Fotos: Portal da Transparência | Governo de Condeúba

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Condeúba realizou nesta quarta-feira, 20, a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, tendo como pauta, “Política e Plano Decenal dos Direitos de Crianças e adolescentes”. A Quadra Esportiva do Colégio Alcides Cordeiro, sede do encontro, ficou completamente lotada para o dia de discussões e debates que objetivam discutir e elaborar propostas, aprovar o Regimento Interno, além de eleger os delegados que deverão representar o município na próxima Conferência Territorial.

condeuba conferencia direitos crianca e adolescente (7)

Contando com a participação maciça de estudantes, a aluna Valdicele, representante da classe discente em Condeúba, fez um discurso em que chamava a atenção das autoridades para um olhar especial sobre as questões que envolvem o futuro dos adolescentes. O evento teve ainda a presença de diversas autoridades locais, entre elas, o Prefeito Guto Ribeiro, a Secretária de Ação Social, Ângela cruz, demais secretários do município, Padre Osvaldino Barbosa e o Juiz da Direito, Dr. Tadeu Cardoso.

condeuba conferencia direitos crianca e adolescente (11)

Entre as participações que deram andamento ao encontro pela manhã, o destaque ficou por conta do Juiz de Direito, Dr. Tadeu Cardoso. Sempre atendendo os convites da secretaria para assuntos de extrema relevância e acompanhando de perto as atividades da Ação Social no município, o Meritíssimo colocou-se mais uma vez à disposição da sociedade local, num momento que segundo o próprio, “deve ser visto como uma excelente oportunidade para que a sociedade condeubense defina suas prioridades, carências e demandas que possam sim, trazer mudanças efetivas para o futuro das crianças e adolescentes de Condeúba”, concluiu Dr. Tadeu Cardoso.

condeuba conferencia direitos crianca e adolescente (14)

Na mesma linha de ideias antecipada pelo Meritíssimo Juiz, a secretária Ângela Cruz destacou o trabalho do corpo jurídico da Secretaria, que leva apoio e atendimento à diversas famílias necessitadas dessa assistência. Unânimes em reconhecer as dificuldades diárias na implementação das políticas públicas, foi consenso também entre as autoridades, o reconhecimento dos avanços nos últimos quinze anos, quando não existia apoio em nenhuma dessas frentes, destacou a Secretária.

condeuba conferencia direitos crianca e adolescente (1)Para o Prefeito Guto Ribeiro, “uma administração só faz sentido quando se prioriza o futuro das crianças e adolescentes do município. Daí a importância de se discutir temas e traçar objetivos em encontros como este” destacou o prefeito. Néa Ribeiro, Primeira Dama e representante do Selo Unicef no município deixou sua mensagem aos adolescentes e Padre Osvaldino Barbosa lembrou um tema crucial, o qual segundo ele, deveria ser uma das prioridades na conferência – a redução da maioridade penal no Brasil.  De acordo com o reverendo, visão defendida inclusive pela OAB, “a decisão de diminuir a maioridade penal seria um retrocesso para o país”. No entendimento do vigário local, é preciso entender o contexto que cerca uma medida como essa e as consequências para a sociedade caso seja aprovada.

Ao lado do tema definido para a conferência, outros assuntos relevantes para o município, além de situações cotidianas que envolvem crianças e adolescentes foram colocadas em debate durante todo o dia de conferência e grupos de trabalho formados para elaboração de propostas apresentadas na plenária final.

Fonte: condeuba.ba.gov.br

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.