Governo leva água potável a 51 pequenas localidades da zona rural da Bahia

agua

Para atender às comunidades que vivem em pequenas localidades e no meio rural disperso, a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), empresa da Secretaria Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), construiu 51 de sistemas simplificados de abastecimento de água, onde foram investidos R$ 6 milhões, oriundos do Governo da Bahia, em parceria com o Ministério da Integração e Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird). A ação beneficiará 8,1mil habitantes.

Os sistemas serão entregues pela Cerb, por meio de termo de transferência, às prefeituras de cada município para operação e manutenção. Segundo o presidente Marcus Vinícius Bulhões, o Governo do Estado tem se destacado, via Programa Água para Todos, em ações permanentes que vem desenvolvendo, em especial na região semiárida. “A nossa meta é atender essas comunidades dispersas, onde a água é um recurso valioso para sua sobrevivência e o abastecimento é feito de forma bastante precária”.

Em muitos lugares do estado, a água existe, mas não é adequada para o consumo humano devido a grande quantidade de sal, como é o caso de 16 localidades, onde os moradores sofriam por não terem acesso à água potável. A Cerb encontrou a solução, construindo sistemas simplificados de abastecimento de água com dessalinizador, equipamento que transforma água salobra em potável e de boa qualidade.

A Cerb também realiza um trabalho social de pré e pós empreendimentos, com objetivo de verificar as condições dos sistemas e ainda o grau de satisfação das comunidades beneficiadas. Os sistemas são construídos em localidades de pequeno porte da zona rural e englobam captação, adução, reservação, tratamento e distribuição. As captações, em sua maioria, são feitas a partir de poços tubulares profundos, perfurados pela Cerb, para o aproveitamento do lençol subterrâneo. Em alguns casos também são aproveitadas água superficiais.

Localidades beneficiadas:

Lagoa Grande (município de Aracatu); Tamboril (Licínio de Almeida); Salina do Angico (Candiba); Batalha e Lagoa da Pedra das Analinas (Presidente Jânio Quadros); Balão de Baixo, Balão de Cima, Batalha, Engenho Velho e Queimada do Jacó (Guajeru); Cabaceira (Nova Ibiá); Lagoa Seca (Santa Terezinha); Juçara(Teolândia); Sucupira (Água Fria); Alto Covão, Cercado, Mangues, Ouricuri, Riacho Fundo-Antiga Alto Alegre (Morro do Chapéu); Caboré (Euclides da Cunha); Araticum/Velame e Velame de Cima (Heliópolis); Tapera (Ribeira do Pombal); Sítio Novo(Ibotirama); Anha, Barracão e Cabaças (Jaguarari); Queimada do Gui (Ourolândia); Monte Azul (Jucuruçu); Patos (Anagé); Lagoão (Boa Nova); Nogueira (Nova Canaã); Colônia, Neblina e Sítio (Tremedal).

Localidades beneficiadas com sistema mais dessalinizador:

Tanquinho de Aroeira e Tigre (Caetité); Pau Preto (Guanambi); Lagoa do José Onório (Iuiu); Dinarte (Pindaí); Tapera do Clóvis (Cordeiros); Miranda (Mundo Novo); Carrapicho de Aparício (Ipupiara); Rocinha (Jaguarari); Jardim Dois e Serra dos Pombos (Anagé); Pancada (Boa Nova); Santo Antônio (Caetanos); Tamanduá (Maracás); Caraibinha e Lagoa Nova (Tremedal).

Fonte: Secom / GOV BA

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.