Jacaraci: Prefeitura diz que 19 animais foram mortos por envenenamento; populares contabilizam 100 óbitos

Fotos: Captura/G1

Fotos: Captura/G1

Os moradores do município de Jacaraci, no sudoeste da Bahia, têm convivido com uma série de mortes de animais de estimação. De acordo com a Prefeitura Municipal, são 19 animais envenenados desde o dia 3 de junho. Habitantes da cidade, entretanto, já falam que o número se aproxima de 100.

A aposentada Amélia Fernandes é um exemplo de moradora que perdeu o cão de estimação vítima de envenenamento. “Um minuto que ele [cão] saiu na rua. Eles já envenenaram uma vez. Eu dei leite e consegui salvar meu cachorro. Desta vez, eu cheguei já era tarde demais”, contou sob lágrimas.

jacaraci reportagem morte de animais 02

No sábado (13), a professora Mara da Silva perdeu, de uma só vez, dois cachorros. Triste com a morte dos animais, ela também se preocupa que a filha acabe sendo vítima dos envenenamentos. “A pessoa que faz isso, joga veneno no quintal. Se uma criança pega uma coisa dessa, o que vai acontecer?”, questiona com indignação.

Além dos quintais, os moradores relatam que o veneno é colocado em pedaços de carne e são colocados próximos a árvores em canteiros centrais e ruas da cidade. Os moradores ainda contam que alguns animais têm sido queimados vivos.

jacaraci reportagem morte de animais 04

A delegada Carla Rodrigues, responsável pelo caso, disse que já trabalha com uma linha de investigação. “Tenho suspeita de que, realmente, esses animais estivessem incomodando alguns moradores da cidade”, argumenta. Ela afirma que o crime de maus-tratos pode dar detenção de até um ano, acrescido em 1/6, caso tenha ocorrido a morte, como no exemplos ocorridos no município.

jacaraci reportagem morte de animais 03

Diante dos relatos de que animais de rua também estão sendo mortos, o prefeito da cidade, Deusdete Carvalho, diz que tem um projeto de construção de um canil municipal. “Nós elaboramos um projeto, encaminhamos para a Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde solicitando recursos”, detalhou.

Confira a reportagem da TV Sudoeste exibida nesta segunda-feira (15).

Fonte: G1

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

UM Comentário

  • Édinon Públio disse:

    Atos como esse de tamanha crueldade envergonha uma sociedade, sem falar que é uma questão de saúde pública. Pois tais animais foram mortos em vias públicas, por sua vez depositados no lençol freático, já que em nossa cidade não possui aterro sanitário. Além do mais a água que consumimos, é fruto dessa localidade. O pior é que outros animais como o gavião, urubu e demais, responsável pela limpeza dos mesmos, morrem em consequência do veneno fortíssimo. Ato como esse não é a primeira vez que acontece em nossa cidade, é preciso punir de forma severa, caso descubra quem continua fazendo tamanha crueldade. Achar que é dessa forma que limpa a cidade, esquece que estamos empurrando a sujeira para debaixo do tapete.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.