Condeúba: Direto de Ribeirão, pediatras dos voluntários do sertão acompanham desenvolvimento de gêmeas que nasceram prematuras

Por: Dermeval Filho

Após superarem desnutrição e baixo peso, Iara e Yasmin recebem presentes e atenção especial da equipe de pediatras

Fotos: Portal da Transparência | Governo de Condeúba

Fotos: Portal da Transparência | Governo de Condeúba

O trabalho dos “Voluntários do Sertão” rende histórias a cada dia e laços são revelados a todo momento. Depois dos milhares de exames e procedimentos, vários dos profissionais que por aqui passaram, mesmo que agora distantes, continuam dando a atenção demonstrada quando de passagem por Condeúba e sempre que surge oportunidade, expressam a amizade e afeto criados.

A última prova disso foi dada às gêmeas, Yasmin e Iara, filhas do casal Sérgio Alves Moreira e Custódia Maria de Jesus. Mãe de mais três crianças, dona Custódia conta que quando as filhas foram atendidas, na semana de ação dos “Voluntários”, estavam desnutridas e abaixo do peso. “Só o courinho e o osso”, lembrou a mãe das gêmeas. Yasmin, pesando 2,37kg e medindo 47 cm, necessitava de maiores cuidados, devido ao refluxo que apresentava, o que só aumentava o sofrimento da mãe. Iara, um pouquinho menor, pesava 2,1 kg e media 45 cm.

entrega-para-gemeas-condeuba (8)

A mãe das crianças lembra que até a véspera da partida dos médicos para Ribeirão Preto, as gêmeas receberam uma última visita e além da consulta de praxe, a família teve diversas orientações para que as crianças superassem a desnutrição e alcançassem o peso ideal. Foi fornecida multimistura para os bebês, leite especial para a mãe, além de uma série de recomendações e cuidados a serem observados no dia a dia.

Passados 40 dias, Yasmin e Iara estão com 53cm e próximas dos 5kg cada uma, para a felicidade do casal, Custódia e Sérgio. Ao mesmo tempo, embora distantes, os profissionais que acompanharam o drama da família que reside próximo ao Povoado da Feirinha, monitoram o desenvolvimento das crianças e querem notícias sempre que possível. No último final de semana, na oportunidade de envio dos óculos aos beneficiados pela ação, três caixas com diversos produtos foram despachadas e entregues à mãe dos bebês.

entrega-para-gemeas-condeuba (9)

Como forma de carinho e atenção da equipe que acompanhou o caso das gêmeas de perto, a família recebeu entre outros produtos, leite especial, fraudas, roupas, loções infantis, cremes, misturas complementares para a alimentação dos bebês e outros presentes que chegam em boa hora para os pais que ainda têm mais duas crianças e uma adolescente para sustentar. A vice-prefeita, Jesuína Ribeiro, e o Secretário de Saúde, Maurício Trindade, entregaram à mãe das gêmeas as caixas enviadas pelos “Voluntários” e puderam acompanhar de perto o desenvolvimento das meninas que, diga -se de passagem, encantam a todos que as conhecem.

Fonte: condeuba.ba.gov.br

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.