Condeúba: 4ª Conferência de Saúde em Condeúba houve os anseios da população e debate propostas para o sistema de saúde do município

Por: Dermeval Filho

Em dois dias de evento, Secretaria Municipal de Saúde reúne profissionais de saúde, lideranças políticas e sociedade civil

A Secretaria Municipal de Saúde de Condeúba realizou na noite da última quarta-feira, 10, a 4ª Conferência Municipal de Saúde 2015 com o objetivo de levar à mesa os problemas que afetam o setor, ouvir sugestões e propor melhorias de forma democrática e participativa. Entre as propostas em pauta durante os dois dias do encontro, os organizadores destacaram a importância da Conferência para o debate e a participação popular, de maneira que os anseios e reivindicações da população sejam ouvidos.

4-conferencia-de-saude-condeuba-00

Fotos: Portal da Transparência | Governo de Condeúba

Com o tema central – “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro”, a 4ª Conferência contou com um grande número de participantes em sua noite de abertura. O prefeito Guto Ribeiro, que cumpria agenda de Governo em viagem à Salvador, participou do encerramento do encontro, sendo representado no primeiro dia pela vice-prefeita, Jesuina Ribeiro. Além do Secretário Municipal de Saúde, Profissionais de Saúde em suas diversas especialidades, vereadores, entre outras representatividades, juntaram-se à sociedade civil para que ao final, fossem apresentadas propostas, buscando alcançar um patamar de qualidade no serviço de saúde para toda população.

4-conferencia-de-saude-condeuba-05

A 4ª Conferência municipal de Saúde acontece após uma série de pré-conferências pelos quatro cantos do município, onde foram ouvidas as lideranças comunitárias, moradores das regiões envolvidas e reunidas informações para que fossem levados ao debate nesse período, bem como os anseios e reivindicações levantados pela população. Além do tema central proposto, mais oito eixos (sub-temas) foram discutidos entre os dias 10 e 11 na quadra esportiva do Colégio Alcides Cordeiro.

4-conferencia-de-saude-condeuba-01

Já na noite de abertura, a Psicóloga Dayanna Dornelas apresentou a rede de saúde do município e na sequência, a representante da SESAB, a enfermeira Samanta de Jesus Andrade, fez uma importante abordagem de cada tema proposto para o encontro, destacando a participação popular no debate, os temas relevantes para a saúde pública e de como o cidadão pode no dia a dia, fazer a diferença, acompanhando os trabalhos dos Conselhos e atuando em sua comunidade para que aqueles que realmente fazem uso do serviço público de saúde sejam ouvidos nas suas carências.

4-conferencia-de-saude-condeuba-09

Grupos de trabalhos foram divididos durante a manhã da quinta-feira, onde cada tema abordado foi colocado em debate. Posteriormente a plenária geral fez o balanço do encontro com suas propostas apresentadas, e os delegados eleitos ao final da Conferência, com o relatório em mãos, devem representar o município na Conferência Estadual de Saúde, prevista para ser realizada em Salvador no segundo semestre de 2015.

Fonte: condeuba.ba.gov.br

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.