Abram caminho para o carro de boi passar

Por: Dermeval Filho

A 1ª Carreata de Carros de Bois no Alegre parou a feira e chamou a atenção de todos que têm alguma história com o tradicional meio de transporte

1ª Carreata de Carros de Bois no Alegre - Condeuba (33)

Fotos: Dermeval Filho – Portal da Transparência | Governo de Condeúba

O Distrito do Alegre foi cenário de um desfile inusitado neste sábado de feira (27). Na era das motos e dos carrões, reunir uma dezena de carros de bois não tem sido nada fácil nos últimos tempos, mesmo pelas bandas do nosso sertão. Foi com esse pensamento que a vice-prefeita Jesuína Ribeiro e sua equipe de apoio promoveram a 1ª Carreata de Carros de bois do Alegre. A feira parou por um bom tempo para que as pessoas pudessem apreciar e contemplar cenas que até pouco tempo eram comuns em nosso cotidiano e que atualmente tornaram-se raras no uso e na lida diária do agricultor.

1ª Carreata de Carros de Bois no Alegre - Condeuba (35)Para a vice-prefeita, Jesuína Ribeiro, natural do Alegre, a ideia é justamente manter viva na memória de todos, em especial dos mais jovens que pouco conviveram com esses costumes, a cultura do sertanejo, destacando assim os costumes e tradição do lugar. Certamente, muitos dos mais vividos que acompanharam o desfile, tiveram a memória ativada por cenas e recordações de uma época em que era comum o agricultor se deslocar para as feiras fazendo uso dos carros de bois, transportando os diversos mantimentos para o comércio do distrito.

Com premiação para os três primeiros lugares, os jurados puderam analisar critérios, tais como – criatividade, originalidade e melhor emparelhamento dos bois no carro. E não faltou criatividade no desfile. Cada carro de boi apresentou uma novidade em sua ornamentação, arrancando aplausos do público. Podia-se ver desde carros de lenha, comum até pouco tempo, bruacas, cargas de rapaduras, alforjes e muito mais. Cada participante, com a sua criatividade, pôde mostrar um pouquinho da sua história com o carro de boi.  Foi o caso do sr.Manoel Martins de Sousa e seu carro fabricado em 1913 puxado pelos bois ‘’Sete Ouro e Tesouro’’. ’’Seu’’ Manoel fez questão de levar o sobrinho com poucos anos de vida e ir caracterizado com tudo que tinha direito. Não esqueceu nem da velha e boa sandália de couro de boi, fabricada a cerca de 40 anos. Sem dúvida um momento emocionante para muitos.

1ª Carreata de Carros de Bois no Alegre - Condeuba (8)

No final, na 3ª colocação ficou Jair Guilherme da Fazenda Mandassaia, com 35,5 pontos. Em 2º lugar apareceu o sr. Manoel Martins (Fazenda Barra do Rio) e o seu carro de 102 anos de história, atingindo a marca de 36,1. O campeão da 1ª Carreata de carros de bois foi André José da Costa, da Fazenda Mandassaia, alcançando os 36,6 pontos e o prêmio de 250 reais. Durante o evento, outros prêmios de participação foram distribuídos e os agricultores homenageados. Premiações e vencedores à parte, o evento serviu de espaço para recordações, entretenimento dos feirantes e uma forma de manter ativa na memória, uma marca registrada do sertanejo.

Fonte: condeuba.ba.gov.br

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

UM Comentário

  • J. Carlos S. Ormundo disse:

    Bom dia Dermeval

    Em primeiro lugar lhe agradecer pela matéria elencada do desfile de carros de bois, muito bom mesmo.
    Isso é uma cultura nacional, eu mesmo já tive um momento em minha infância que pude desfrutar dessa maravilha, andar em carro de boi, isso foi no interior do Estado São Paulo, em Pacaembú, lá usavam também o carroção com 8 bois. Parabéns pelo espaço cedido para essa maravilhosa matéria.

    Abraços

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.