2º Seminário sobre segurança alimentar em Condeúba debate o que é comida de verdade na mesa

Por: Dermeval Filho

O encontro serviu de oportunidade para valorização dos produtos locais e debate em como melhorar a qualidade dos alimentos produzidos no município

2º Seminário sobre segurança alimentar em Condeúba (2)

Fotos: Dermeval Filho – Portal da Transparência | Governo de Condeúba

Discutir a questão da segurança alimentar desde a produção agrária até o acesso ao alimento de forma adequada, saudável e acima de tudo, ter esse alimento com qualidade na mesa para todas as pessoas. Essas e outras questões abordadas foram alguns dos temas apresentados no 2º Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional realizado pela Secretaria de Agricultura em parceria com a Secretaria de Ação Social no último dia 22, no Centro Paroquial de Condeúba.

2º Seminário sobre segurança alimentar em Condeúba (1)

 

Tendo como público, diversas lideranças de associações, autoridades locais e representantes da agricultura familiar do município, o 2º Seminário de Segurança Alimentar foi mais uma bela oportunidade em que o público presente pôde adquirir conhecimentos e passar um pouco da experiência diária no trato com a terra e produção de alimentos. Mais uma parceria entre secretarias na atual gestão que tem mostrado resultados positivos junto à população.

2º Seminário sobre segurança alimentar em Condeúba (19)

 

“Comida de verdade, no campo e na cidade”. Partindo dessa premissa, os realizadores do encontro acreditam que apesar dos avanços em tirar o Brasil do mapa da fome, há muito ainda a ser feito. Para a palestrante do encontro, a nutricionista  Gletheane Silva Caires, “não basta superar a fome, é preciso saber o que comer”. Com dados e estatísticas que revelam uma necessidade de mudança, a nutricionista entende que o erro começa desde cedo, nos hábitos das crianças, já que há um aumento no consumo de alimentos industrializados, do sedentarismo, e consequentemente, diminuição no consumo do arroz, feijão, frutas e verduras. Responsável pela palestra central do evento, a profissional especializada em alimentação humana abordou com propriedade uma série de assuntos ignorados no dia a dia do brasileiro, os quais precisam ser revistos pela população, quando se busca uma melhor qualidade de vida.

2º Seminário sobre segurança alimentar em Condeúba (14)

 

Igualmente significativas foram as demais participações na manhã dedicada a discutir a qualidade dos alimentos, a mudança de hábitos na produção e a divulgação dos produtos naturais.  Destaque para o padre Osvaldino Barbosa, que mostra a cada dia, desde que passou a fazer parte da comunidade condeubense, ser uma liderança preocupada com as questões sociais importantes para o município, em especial aquelas que envolvem os jovens e o homem do campo.

2º Seminário sobre segurança alimentar em Condeúba (5)

 

O prefeito Guto Ribeiro prestigiou o evento e apresentou sugestões para a valorização ainda maior dos produtos oriundos da agricultura familiar, mostrando seu cuidado e atenção com esse segmento essencial para o desenvolvimento do município. Também falaram ao público, o Secretário de Agricultura, Maurilo Guilherme, de Ação Social, Ângela Cruz, Regina Dantas, representante do Território Sudoeste e Reginaldo Sobrinho, representando a central de associações.

Fonte: condeuba.ba.gov.br

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.