Condeúba: Secretaria de Ação Social realiza 7º Conferência Municipal de Assistência Social

Por: Dermeval Filho

A conferência busca estabelecer novos objetivos para a ação social em Condeúba e consolidar o suas (Sistema Único de Assistência Social) de vez rumo a 2026

7º Conferência Municipal de Assistência Social Condeuba (1)

Fotos: Dermeval Filho – Portal da Transparência | Governo de Condeúba

Entre avaliações do atual trabalho desenvolvido pela Secretaria de Ação Social em Condeúba e a busca de novas propostas que visam melhorar a cada dia a qualidade dos serviços prestados à população que necessita da assistência social, autoridades e sociedade civil em Condeúba se reuniram nos dias 29 e 30 de julho, em nova conferência, agora pela sétima edição realizada no município.

7º Conferência Municipal de Assistência Social Condeuba (10)

7º Conferência Municipal de Assistência Social Condeuba (15)Contando com a participação do prefeito Guto Ribeiro na abertura do evento, o presidente da câmara legislativa, Silvano Santos, representantes de grupos de usuários dos serviços compondo a mesa, entre outras representações, um time de primeiro nível se reuniu para tratar do fortalecimento de um setor da administração, reconhecido pelo belo trabalho desenvolvido, mas que até pouco tempo era relegado a segundo plano. Falando ao público, o prefeito reiterou a satisfação em ter uma equipe competente cuidando do povo. “Isso tudo me traz muita satisfação, dou autonomia para trabalharem, pois sei que as pessoas estão bem cuidadas por eles”, destacou.

Ângela Cruz, atual secretária de Ação Social, fez um breve balanço dos dois anos e sete meses à frente da pasta, ressaltando o comprometimento de toda equipe responsável pelos trabalhos que estão em pleno andamento no município. “É uma grande responsabilidade gerir recursos federais, por isso é fundamental a transparência. Felizmente, temos o apoio e o acompanhamento do CMAS (Conselho Municipal de Ação Social), fundamental para nosso trabalho”, destaca Ângela Cruz.  A exposição do quadro comparativo entre os anos de 2013 e 2015, apresentado por ela e pelo presidente do CMAS, José Carlos dos Santos, mostrou o claro avanço nos setores da secretaria, como CREAS, CRAS, Bolsa Família, grupo da melhor idade, apoio às gestantes, entre tantos outros.

7º Conferência Municipal de Assistência Social Condeuba (30)

7º Conferência Municipal de Assistência Social Condeuba (24)Para a secretária, foram muitos os avanços, mas sempre há mais por fazer. Por essa razão considera a Conferência fundamental para o êxito dos trabalhos nos setores da Secretaria de Ação Social.  A palestra magna ficou a cargo da Assistente Social do INSS, Nádia Márcia Campos. Focando no papel do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), Nádia Márcia  destacou a funcionalidade do SUAS no Brasil desde 2005, quando ele passou a ter uma atuação significativa, mostrando os resultados e mudanças no dia a dia do usuário. “O SUAS promove proteção social. Isso é mais abrangente do que imaginamos, pois atende grupos e pessoas, independente dela ser pobre ou ter uma boa condição financeira”, destacou a palestrante.

Seguindo o roteiro das demais conferências realizadas, eixos de discussões foram formados, com temas pré-definidos, de onde surgiram as propostas de Condeúba para o setor. Ao final do encontro, novos delegados foram eleitos para representar o município em Conferência Estadual a ser realizada até dezembro de 2015.

Fonte: condeuba.ba.gov.br

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.