Governador entrega máquina agrícola para agricultores familiares de Condeúba e outros municípios da região sudoeste

entrega trator pocoes (1)

Foto: Manu Dias/GOVBA

Para aumentar a produtividade e melhorar as condições de trabalho do homem do campo, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com o Governo federal, viabilizou para produtores da região sudoeste da Bahia um total de 20 tratores, 20 implementos agrícolas para aerar a terra e transportar material, além de 20 batedeiras, utilizadas para separar a palha do grão. O governador Rui Costa, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, esteve no município de Poções na manhã desta sexta-feira (7), para a entrega dos equipamentos e das chaves dos tratores a prefeitos e presidentes de associações de pequenos produtores.

Durante discurso na Praça do Divino, no Centro da cidade, Rui destacou que a Bahia é o estado com maior número de pessoas que vivem da agricultura familiar e que este fator pesou na decisão de criar a SDR. “Hoje, foram entregues 20 tratores. Mais 13 serão entregues em outra oportunidade. Queremos ajudar os pequenos produtores rurais a aumentar a produtividade, melhorar o cuidado com a terra e, consequentemente, aumentar a renda destas pessoas. Que elas possam dar melhor condição de vida às suas famílias”, pontuou o governador.

entrega trator pocoes (2)

Prefeito Guto recebendo chave do trator agrícola. Foto: Manu Dias/GOVBA

As associações que receberam os implementos agrícolas pertencem aos municípios de Mortugaba, Lagoa Real, Malhada de Pedras, Anagé, Maetinga, Tanhaçu, Encruzilhada, Belo Campo, Riacho de Santana, Poções, Jacaraci, Condeúba, Mirante, Planalto, Ribeirão do Largo, Carinhanha, Malhada e Ibiassucê.

O presidente da Associacão de Pequenos Produtores de Barreiro das Pombas, Cidney Novaes, informou que 150 famílias do município de Mirante, que cultivam maracujá, milho, feijão, entre outros, serão atendidas com os equipamentos agrícolas. “Nosso pessoal ainda usa muita enxada, ninguém tem trator, essas coisas. A mão de obra lá ainda é como antigamente. [Esse equipamento] vai ser muito útil”, comemorou.

Segundo o presidente da Associação Lagoa Torta dos Pretos, Claudio Carvalho, 90 pequenos produtores de Anagé estão ansiosos para começar a fazer uso dos equipamentos. “Plantamos milho, feijão, mandioca e palma, que serve de alimento para os animais. Agora, a gente vai poder aerar as terras, que já estão muito cansadas. Acho que vamos ter mais desenvolvimento nesta área”.

Cisternas

Na oportunidade, por meio do programa Água Para Todos, também foram entregues 762 cisternas de 16 mil litros, cada – sendo 744 para residências, 17 para escolas municipais e uma para posto de saúde. Cerca de quatro mil famílias da região foram beneficiadas com as entregas dos reservatórios e equipamentos agrícolas. Conforme o presidente da CAR, Wilson Dias, as cisternas são para atendimento emergencial das famílias. “Que nenhuma família seja privada do direito mínimo de ter acesso à água. Desde 2007, já entregamos 300 mil cisternas”.

Educação

Em cumprimento às metas estabelecidas pelo programa estadual Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação, em Poções, Rui participou da inauguração da Creche Municipal Eronildes Barreto Lemos e ainda visitou o Colégio Estadual Eurídes Santana, onde foi recebido com música e poesia. Ao visitar a unidade de ensino, onde estudam 620 alunos do ensino médio, o governador reiterou que “educação e família são os principais instrumentos de transformação da sociedade”.

Para o aluno do 3° ano noturno, Macto Kleyton, 20 anos – que desde os sete convive com música –, o encontro com Rui Costa foi uma oportunidade para mostrar o talento. “A gente fica muito feliz com a visita dele ao nosso colégio. Tivemos o prestígio de mostrar para ele o nosso trabalho”, relatou o jovem que, ao lado de dois colegas, interpretou a canção É d’Oxum, do compositor baiano Gerônimo.

Fonte: Secom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

UM Comentário

  • José Carlos Ferreira de Carvalho disse:

    Achei interessante, só não sei como vai ser resolvido os problemas da Educação de nosso estado faltando tantos Professores.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.