Devido a greve, INSS vai antecipar edital do concurso para 950 vagas

inss

A greve do INSS está fazendo o Governo, através do Ministério do Planejamento, antecipar a publicação do edital para o concurso do INSS, que terá 800 vagas para técnico do seguro social e 150 para analista do seguro social. Além de estudar a distribuição das 950 vagas autorizadas para todo País e elaborar o projeto básico do concurso, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já possui um cronograma interno, segundo o qual publicará o edital bem antes de 29 de dezembro, data estipulada pela portaria do Ministério do Planejamento.

As informações foram dadas à imprensa pelo setor de Recursos Humanos do INSS, que não revelou as datas fixadas nesse cronograma. Ainda segundo o departamento, há muitas etapas a serem cumpridas, antes da divulgação do documento, mas tudo indica que essa antecipação pode ocorrer entre final de outubro e início de novembro.

É que após finalizar a distribuição das vagas pelo país e o projeto básico, será iniciado o processo de escolha da organizadora, o que inclui o envio de propostas das instituições, a análise das bancas candidatas, a definição e eventual recurso. Esse trâmite será simplificado se a escolha ocorrer com dispensa de licitação.

As informações do setor de Recursos Humanos confirmam as declarações do ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, em recente reunião com entidades sindicais. Gabas afirmou aos servidores que os preparativos serão agilizados. Antes de realizar a seleção, porém, o INSS tem grande interesse no fim da greve dos servidores, iniciada no dia 7 de julho.

Das 950 vagas autorizadas, 800 são de técnico do seguro social, para quem tem o nível médio, com remuneração de até R$ 5.259,87, e 150 para analista do seguro social, destinado a graduados em Serviço Social e rendimento de até R$ 7.869,09.

Cespe como possível organizador

Na última sexta-feira, dia 7, o diretor de Gestão de Pessoas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), José Nunes Filho, reuniu-se com representantes do Cebraspe (Cespe/UnB), para viabilizar a escolha do organizador do concurso para 950 vagas. A instituição torna-se, portanto, bastante cotada para ser a responsável por receber as inscrições e aplicar as provas da seleção. O INSS, por meio de sua Assessoria de Imprensa, confirmou o encontro, mas não garantiu que o Cespe/UnB já tenha sido escolhido como organizador. Também não foi informado se o INSS já realizou reuniões com outras instituições de concursos.

Por meio de nota, divulgada na manhã da última segunda, dia 10, o INSS disse que “a informação que está na agenda de autoridades procede, assim como os demais encontros e reuniões que constaram nela. Com relação à banca responsável por conduzir o concurso, o INSS responde que todo o processo segue em fase de planejamento e estudos”. Como o INSS tem pressa na abertura do concurso, acredita-se que o anúncio da organizadora do concurso ocorra por dispensa de licitação nos próximos dias. Quando na autorização da seleção, em 29 junho, o instituto informou que, após definir a distribuição das vagas e elaborar o projeto básico, daria início ao processo de escolha da organizadora. Como o Cespe/UnB já foi contactado, acredita-se que a fase de distribuição das vagas pelo país e elaboração do pré-edital já foi concluída. Isso também não foi confirmado pelo instituto.

Último concurso

Em 2011, quando o INSS realizou o seu último concurso de técnico, os candidatos foram avaliados por meio de 60 questões objetivas, sendo 20 de Conhecimentos Gerais (Português, Ética no Serviço Público, Noções de Informática, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Previdenciário) e 40 de Conhecimentos Específicos. Já para analista, a última seleção ocorreu em 2013, mas para Serviço Social, em 2008. Houve também 60 questões objetivas, versando sobre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Previdenciária, Legislação da Assistência Social e Conhecimentos Específicos.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.