Sudoeste: Palestra na UCSAL reúne prefeitos da regiao AMVAGRA e UPB

palestra ucsal amvagra upb 01

Contribuir para a transformação da sociedade formando profissionais cidadãos, críticos e comprometidos com a solução dos problemas e desafios da realidade social, privilegiando as dimensões ética, social e humana, a inclusão e a produção de conhecimento científico-tecnológico.” Essa é a missão da Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Entidade que atua, na Bahia, há bem mais de meio século, e chega a Vitória da Conquista, com cursos presenciais de Pós-graduação, propondo uma parceria de grande integração com o sudoeste baiano. Nesse sentido, promoveu, em parceria com a Associação dos Municípios dos Vales do Rio do Antonio e Rio Gavião (AMVAGRA) e União dos Municípios da Bahia (UPB) a palestra: Competências Municipais e o Pacto Federativo – Aspectos do Direito Municipal, que foi ministrada pela Prefeita de Cardeal da Silva e Presidente da UPB, Maria Quitéria Mendes de Jesus.

Para Maria Quitéria, é importante debater a crise política e unir forças para encontrar a solução. Segundo a prefeita, deve-se questionar a responsabilidade de cada município na construção do país e como os consórcios podem ser uma solução para a crise Na ocasião foram feitas avaliações da situação política do país desde 1998 até hoje. Maria Quitéria considera extremante importante o trabalho da AMVAGRA, ele se referiu à associação como uma das entidades mais atuantes da Bahia e que conta com uma direção e associados comprometidos com o desenvolvimento regional e com a melhoria da qualidade de vida do povo, contribuindo sem dúvidas para o crescimento do estado.

palestra ucsal amvagra upb 02

O Coordenador dos Cursos de pós-graduação na área de Direito, professor Isaac Newton Carneiro, falou da importância do evento para marcar a integração entre a sociedade organizada e comunidade de Vitória da Conquista e região Sudoeste e a UCSal.

“Sem dúvidas, hoje a Universidade abraça e é abraçada por esta região” pontuou. A chegada da universidade a Conquista, marca um novo projeto de interiorização das ações da Instituição, uma das grandes novidades é o curso de pós-graduação em Direito Público Municipal, que visa capacitar, principalmente, Assessores Jurídicos, Gestores e Secretários municipais. O professor Isaac, propôs uma parceria entre os municípios filiados à AMVAGRA e a UCSAL, visando proporcionar construção de relações tecno-científicas mais estreitas, oferecendo inclusive, descontos para os alunos indicados por estes parceiros.

“ Convidamos toda a sociedade a fazer parte deste projeto, estamos de portas abertas para todos que queiram o melhor para essa região, e tenham certeza que não pouparemos esforços para garantir essa integração” finalizou. As matrículas para este e outros cursos estão abertas (www.ucsal.br).

amvagra-pacto-federativo

O Evento foi concorrido e contou com a participação dos Prefeitos: José Augusto Ribeiro, presidente da AMVAGRA e prefeito de Condeúba; Welton Andrade, presidente do Consórcio Intermunicipal do Sudoeste, prefeito de Bom Jesus da Serra; Joaquim Mendes Júnior presidente do Consórcio Médio Sudoeste, prefeito de Caatiba; José Roberto Neves (Vice-presidente da AMVAGRA, prefeito de Caculé; Hélio Fortunato Tesoureiro AMVAGRA, e prefeito de Cândido Sales; Edcarlos Lima, Secretário Geral AMVAGRA e prefeito de Maetinga; Gilmar Rocha, de Guajeru, Alcides Ferraz, de Encruzilhada; Alex da Silva de Presidente Jânio Quadros; Valdeci Bezerra, de Malhada de Pedras; Valdomiro Guimarães, de Ribeirão do Largo e Joás Meira, Vice-prefeito de Vitória da Conquista. Além de representantes dos prefeitos de Brumado e Caetité e também das Associação AMAVALE e Consórcio Alto Sertão. Também prestigiaram o evento, os vereadores: Arlindo Rebouças, de Vitória da Conquista, Arnaldo Ferraz e Robson Freitas, de Cândido Sales e Maria de Lourdes Rocha, de Malhada de Pedras. Ainda de secretários municipais, assessores jurídicos, Advogados e representantes de órgãos estaduais, a exemplo do SETAF e SEPLAN.

Em um segundo momento, aconteceu também, uma reunião da UPB e AMVAGRA, tendo como temas principais: A crise política e econômica e as possíveis soluções e também, os consórcios públicos como alternativa viável à solução de problemas regionais. Nesse momento, além da Presidente da UPB, Maria Quitéria e do Presidente da AMVAGRA, Guto Ribeiro, também participou como palestrante e debatedor, o Diretor de Planejamento Territorial da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (SEPLAN) – Thiago Xavier. O debate foi amplo e a reunião se estendeu até o início da noite, mostrando a importância dos temas abordados e o comprometimento dos gestores presentes. Para Tiago Xavier, diretor de consórcio da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (SEPLAN) essa união contribui para o desenvolvimento não só dos municípios do Sudoeste, mas de todo o país. O diretor ainda parabenizou a iniciativa da AMVAGRA em convidar os presidentes e membros dos consórcios para discutir com o estado a melhor organização destas entidades, visando aparelhar a região e diminuindo o sofrimento da população, através de ações e investimentos pontuais.

“A expectativa do Governo da Bahia é fortalecer a gestão municipal. O governo entende que os municípios sozinhos não conseguem ter escala que permite fazer capacidade técnica, econômica para viabilizar muitas de suas políticas. Até mesmo a politica do estado para funcionar precisa de uma gestão articulada forte territorialmente e dessa maneira unir forças e melhor prestar serviços para a sociedade”, afirmou Thiago.

Thiago

Joás Meira, Vice prefeito de Vitória da Conquista acredita que os municípios têm que estar unidos para conseguirem objetivos em comum, porque cada um isoladamente não consegue fazer muito. Através dos consórcios podem surgir ideias e recursos  para alavancar projetos.

joas meira

O presidente da Amvagra, José Augusto Ribeiro destacou a parceria da AMVAGRA com a UPB nos eventos regionais e na capacidade de articulação e no comprometimento de Quitéria em atender ao chamado dos prefeitos, associações e consórcios. Ressaltou ainda, a nova e importante parceria com a UCSAL.

prefeito-de-condeuba-Jose-Augosto-1

“Entendo ser de suma importância a garantia de qualificação dos quadros municipais e também de toda a população desta região.  Essas reuniões são importantes, até mesmo para mostrar às para as pessoas o que a gente vem buscando. Os recursos são passados e devemos justificar como estão sendo aplicados”, finalizou o presidente.

Fonte/fotos: Expressão Bahia

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.