Vitória da Conquista sedia II Olimpíada Regional do Samu 192

2 olimpiadas samu 192 (2)

Dupla de Condeúba em ação na foto, a dupla foi formada pelo condutor socorrista João Geraldo e pelo enfermeiro Gilson Nascimento. Fotos: Divulgação PMVC

Interação, diversão e troca de conhecimento marcaram as atividades da II Olimpíada do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu 192), realizado no sábado, 19. A iniciativa, promovida pela Prefeitura Municipal, reuniu profissionais que integram a regional do serviço, formada pelos seguintes municípios: Vitória da Conquista, Itapetinga, Itambé, Macarani, Itororó, Presidente Jânio Quadros, Maetinga, Anagé, Poções, Condeúba e Cândido Sales.

“Este é o momento em que a gente busca não só testar os conhecimentos, mas principalmente, promover a interação com os profissionais das bases do Samu 192 Regional”, esclarece a coordenadora do serviço, Gracielle Gardênia. Com outros 13 profissionais, ela coordenou a atividade, que contou com a participação de 15 duplas, sendo quatro de Conquista, duas de Itapetinga e as outras nove dos demais municípios.

A dupla do município Presidente Jânio Quadros, cuja base foi implantada em março de 2015, foi formada pela enfermeira Viviane Alves Maciel e pelo condutor socorrista Amadeu da Farias. Para eles esse foi uma oportunidade para adquirir ainda mais conhecimento. “Este foi um momento para aprendermos, já que nossa base só tem cinco meses de implantação”, ressaltou Viviane.

2 olimpiadas samu 192 (1)

A Olimpíada promoveu provas teóricas e práticas, com simulações de trauma, parada cardiorrespiratória (PCR), condução, utilização do colete estabilizador dorsal (KED). Houve ainda a simulação com acidentes de múltiplas vítimas, como forma de reproduzir o dia a dia dos profissionais.

Representando Vitória da Conquista, uma dupla experiente: Joel Silva Santos, condutor socorrista há cinco anos e a enfermeira Jucélia Pereira Souza, que há 11 anos trabalha no Samu 192. “Apesar de convivermos todos os dias com as ocorrências, conhecer as experiências de outros municípios qualifica o nosso trabalho”, avaliou Joel. Ao final da tarde, três duplas venceram a competição: o primeiro e o segundo lugar ficaram para Vitória da Conquista e o terceiro lugar, para Itapetinga.

Fonte: Ascom PMVC

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.