Eclipse da superlua acontece neste domingo pela sexta vez desde 1900

lua-cristo-redentor

No próximo domingo (27), um espetáculo lunar poderá se visto em todo o mundo. Um eclipse total irá ocorrer quando a lua estiver anormalmente grande e brilhante no céu da Terra. E a Lua estará mais perto do nosso planeta, e bem maior no céu, o que vai aumentar o show.

Este será o primeiro eclipse da superlua desde 1982, e o último até 2033. Esse fenômeno celestial raro tem relação com a órbita elíptica da lua em volta da Terra. A Nasa explica que, quando a Lua está o mais distante possível da Terra, a situação é chamada de apogeu, e quando está mais próxima é chamada de perigeu.

No dia 27, poderemos observar a lua cheia em perigeu, a lua cheia mais próxima da Terra no ano. A lua fica 50 mil quilômetros mais próxima da Terra no perigeu do que no apogeu, e como resultado, as luas cheias de perigeu, também conhecidas como superluas, parecem 14% maiores e 30% mais brilhantes no céu. Por outro lado, eclipses lunares normais não são tão incomuns de acontecerem.

Em média, um observador vê esse tipo de fenômeno a cada dois anos e meio. Mas é incomum que um eclipse total lunar coincida com a superlua. Até hoje, isso só aconteceu cinco vezes desde 1900, em 1910, 1928, 1946, 1964 e 1982. O fenômeno da superlua irá começar às 21h11 (no horário de Brasília) no domingo (27). Já o eclipse tem início às 23h11 e irá durar uma hora e doze minutos.

Fonte: R7

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.