Cozinheiras de Condeúba e região concluem curso de culinária promovido pela Rede Gavião

Por: Dermeval Filho

Entre rizotos, saladas e cremes, alunas dizem que saem mais experientes do curso

curso-culinaria-condeuba-cetea-01

Fotos: Dermeval Filho – Portal da Transparência | Governo de Condeúba

Cozinheiras de várias cidades e representantes de associações que compõem a Rede Gavião concluíram na última quarta-feira, 30, o curso de culinária promovido pela Rede, em mais uma atividade do “projeto Consolidar”, com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE.

curso-culinaria-condeuba-cetea-02

Realizado na sede do CETEA em Condeúba, o curso teve como objetivo, além de montar e estruturar a cozinha do CETEA para as diversas atividades realizadas no local, treinar e capacitar um total de doze mulheres da base de atuação das cooperativas e associações. Buscando sempre a valorização dos produtos e ingredientes regionais, o curso tem como meta orientar as alunas em quesitos importantes, como calcular a quantidade necessária para atender um número específico de pessoas, escolha e combinação dos alimentos, preparação de molhos, padronizar e conhecer novos cardápios.

curso-culinaria-condeuba-cetea-04

Sob a supervisão dos chefs de cozinha, Etelvino Ribeiro e Valdir Guilherme, com vasta experiência adquirida na culinária paulistana, as alunas tiveram dicas importantes de como atender um grande público sem abrir mão da qualidade e evitando sempre o desperdício. “Todas cozinham muito bem, tem um talento nato. Nosso papel aqui é lapidar esse talento e orientá-las de forma que possam atender em eventos com grandes públicos, dentro dos padrões exigidos”, concluiu Etelvino Ribeiro.

“Não trabalhar com relógio no braço, evitar esmaltes enquanto manuseiam os alimentos, usar touca na cabeça, são algumas das orientações que passamos. Além dessas dicas, orientamos pela perfeita combinação dos ingredientes. Esses e outros macetes fazem o diferencial no sucesso de uma cozinha”, concluíram, Valdir e Etelvino.

curso-culinaria-condeuba-cetea-05

Para o coordenador do CETEA, Jurandir Costa Viana, o curso foi um sucesso e teve uma ótima aceitação entre as participantes. ‘’Nossa ideia é expandir o curso para outras cidades que compõem a Rede Gavião. Vamos formalizar o grupo, oferecer certificado de conclusão às participantes e elaborar um pequeno livro de receitas, finalizou Jurandir.

Fonte: condeuba.ba.gov.br

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.