Condeúba: Feira de Cultura na comunidade de Mandaçaia atrai grande público em pleno domingo

Por: Dermeval Filho

O evento mudou a rotina do povoado com atrações que conquistaram adultos e crianças

feira-cultura-comunidade-mandacaia-condeuba (16)

Fotos: Dermeval Filho – Portal da Transparência | Gov de Condeúba

A comunidade de Mandaçaia viveu no último dia 11, um domingo fora do comum, longe da rotina. A agitação ficou por conta da 1ª Feira de Cultura da Escola Municipal Aristides Carvalho e envolveu alunos, professores e toda equipe de funcionários, culminando o projeto “Escola que encanta e transforma vidas”. As  atividades culturais desenvolvidas durante o ano letivo resultaram numa exposição que movimentou o povoado, onde os visitantes foram conferir de perto os espaços montados para a valorização da cultura local.

feira-cultura-comunidade-mandacaia-condeuba (20)

Entre apresentações ao ar livre, jogos interativos e demais temas propostos, adultos viraram crianças quando se depararam com os brinquedos em exposição, fabricados com o uso de produtos recicláveis em sua confecção. Criatividade foi a palavra-chave do evento que prendeu a atenção do público do início ao fim.

Entre os destaques da Feira de Cultura, a história de Aristides Carvalho contada em fatos e fotos pelos alunos foi uma das atrações. Considerado um dos primeiros moradores da região, sua contribuição para o desenvolvimento do povoado é lembrada até hoje pelos moradores. Aristides Carvalho atualmente dá nome à Escola Municipal da Mandaçaia. No mesmo espaço, uma linha do tempo registrava em painel todos os professores que passaram pela escola desde 1974, ano de sua fundação.

feira-cultura-comunidade-mandacaia-condeuba (23)

A Feira de Cultura foi um verdadeiro passeio no tempo aliada a uma expressiva demonstração dos valores e tradições do lugar. Em cada sala, o visitante pôde contemplar o artesanato local, presente em utensílios de barro, a vida no campo retratada em mantimentos e ferramentas, entre  outras abordagens. O pátio foi o lugar preferido da criançada na manhã quente de domingo, com oficinas de pintura, brinquedos e o tema meio ambiente levado a sério num espaço voltado para a conscientização do público.

feira-cultura-comunidade-mandacaia-condeuba (26)

Pegando carona no evento, o tema saúde pública foi outra atração. Enfermeiros aferiam pressão arterial dos visitantes e realizavam testes de diabetes ali mesmo, no local. Para o enfermeiro Dorival Novaes, eventos como este são uma ótima oportunidade para levar orientação às pessoas. “Procuramos dar dicas importantes que podem fazer a diferença lá na frente. Em especial, nesse ‘’outubro rosa’’ em que a luta contra o câncer de mama ganha força, o trabalho de informação ao público é fundamental. Podemos assim, unir o útil ao agradável”, destaca o enfermeiro Dorival Novaes.

feira-cultura-comunidade-mandacaia-condeuba (31)

Com o sucesso da Feira de Cultura, a equipe da Escola Municipal Aristides Carvalho contemplou todo o trabalho realizado por professores e alunos durante o ano com promessa de repetir o sucesso de 2015 no ano que vem.

Fonte: condeuba.ba.gov.br

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

2 Comentários

  • Oclides da Silveira disse:

    Quero parabenizar a direção, professores e alunos da Escola Aristides Carvalho do Povoado da Mandassaia, pelo magnífico Projeto de levar ao público em geral, a cultura como ela é, simples e natural da localidade, nada de enfeites, encapagens e retoques para desvirtuar o sentido do produto final. Oportuna também, foi a intervenção da saúde dando o seu recado e prestando serviço a população, esta equipe que é liderada pelo competentíssimo Enfermeiro Dorival Novaes, o popular Waldik muito querido de todos nós.

  • Juari disse:

    Belíssimo projeto. Parabéns profissionais, alunos e comunidade.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.