Entenda o sistema de correção das redações do ENEM

aplicacao provas

O Tarde Nacional desta segunda-feira (19) foi dedicado a tirar dúvidas sobre o sistema de correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Mais de 7,7 milhões de pessoas farão o exame nos dias 24 e 25 de outubro.

O pedido pela entrevista partiu de um ouvinte de Campinas (SP) que escreveu ao programa “desconfiado” do sistema, por causa da quantidade de redações, com conteúdo subjetivo. No entanto, segundo o professor de língua portuguesa, Marcelo Freire, as redações não são tão subjetivas assim, devendo, inclusive, seguir um certo padrão, o que facilita a vida dos corretores.

Em entrevista ao Tarde Nacional, ele explicou que cada redação é corrigida por duas pessoas e, caso haja discrepância entre as avaliações, pode passar por uma terceira avaliação. Se, ainda assim, as três correções divergirem em muitos pontos, a prova vai então à análise de uma banca. Nesse processo, cada avaliador chega a corrigir de 100 a 150 redações por dia.

Marcelo Freire ainda disse que, para as provas deste ano, o treinamento das pessoas que irão corrigir as redações ficou mais rígido, com a realização até de prova presencial. O professor também falou sobre os falsos vazamentos de provas e contou suas principais apostas de temas para redação deste ano.

Quer saber quais são? Então confira a entrevista, na íntegra, acessando aqui.

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Fonte: EBC

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.