Você sabia? Por que os dentes caem e nascem de novo?

dentes

Você já deve ter notado que quando um dente de leite cai, logo logo um novo dente nasce pra fechar nossa janelinha, não é mesmo? Isso acontece porque os nossos dentes começam a se formar antes de a gente sair da barriga da nossa mãe. É assim com os dentes de leite e com os permanentes. Então, quando cai o nosso dente de leite, já temos um dente permanente prontinho para substituí-lo!

Mas vamos entender isso melhor? Todos os seus dentes um dia foram uma única célula, que apareceu quando você ainda era um embrião. Essa célula foi se multiplicando e crescendo, à medida que o tempo foi passando, até tomar a forma que você vê hoje na sua boca. Assim os seus dentes de leite foram formados e assim surgiu o seu primeiro sorriso!

Mas enquanto isso, uma outra célula também cresceu e se multiplicou, e depois de ficar prontinha pra nascer começou a fazer força nos seus dentes de leite, até eles ficarem bambinhos e caírem! Assim é que se forma o seu segundo e definitivo sorriso, agora com os dentes permanentes!

Mas se todos os nossos dentes começaram a se formar ao mesmo tempo, por que é o dente de leite que nasce primeiro e não o permanente? Isso ocorre por um motivo muito simples: já reparou que os dentes permanentes são bem maiores que os de leite? Como dentes tão grandes iriam caber na boca tão pequena de uma criança? É por isso que os dentes de leite, que são menores, nascem primeiro, e somente quando crescemos e os nossos ossos da boca também crescem, é que os nossos dentes permanentes já podem nascer, pois já temos espaço para abrigar todos eles! Entendido, Letícia?

Mas lembre-se: nossos dentes nascem de novo uma única vez, quando caem os dentes de leite! Já os dentes permanentes não são substituídos… Então, já sabe: cuide bem dos seus dentes… vá ao dentista, não exagere nos doces e escove os dentes após cada refeição, pois assim você garante um sorriso bonito e saudável para a vida toda!

Fonte: EBC

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.