Por que sentimos calafrios?

calafrio

Foto: Physicsgirl / Pixabay

O nosso cérebro é como um grande chefe que manda e desmanda para que tudo funcione de acordo com o que precisamos. E para saber o que estamos precisando, nosso cérebro recebe informações de tudo o que está acontecendo dentro do nosso corpo e fora também.

E o que o calafrio tem a ver com tudo isso? É simples. O calafrio é um grande exemplo de como nosso cérebro trabalha para que tudo esteja funcionando direitinho. A temperatura do nosso corpo é sempre constante, por volta dos 36,5ºC. Quando sentimos frio significa que estamos perdendo calor para o ambiente. Para impedir isso, essa informação chega a um lugar do nosso cérebro chamado hipotálamo. Ele, então, através de várias conexões, comanda uma reação, que é a contração dos músculos, o tremor e a ereção dos pêlos, o arrepio. Pronto! O calafrio está formado.

Ah, e essa história de que a morte passou perto não tem nada a ver. Muito pelo contrário, o calafrio tem muito mais a ver com a vida, pois significa que nosso cérebro está percebendo as alterações e fazendo tudo para que seu organismo volte ao equilíbrio.

Fonte: EBC






AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.