Condeúba: Secretaria Municipal de Saúde promove capacitação para enfermeiros e médicos da atenção básica

condeuba capacitacao para enfermeiros e medicos da atencao basica (2)

Fotos: Portal da Transparência | Gov de Condeúba

Buscando qualificar o atendimento prestado à comunidade, a Secretaria Municipal de Saúde através das Coordenações de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica, promoveu no último mês de fevereiro um momento de discussão sobre “Assistência ao Pré-natal, Parto e Puerpério”. No evento, médicos e enfermeiros da Atenção Básica tiveram práticas de capacitação para realização de Testes Rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Comprometida em ofertar um pré-natal e uma assistência ao parto e puerpério de qualidade para gestantes e puérperas do município, a coordenadoria de vigilância abriu o debate sobre o tema, que contou com a participação da Enfermeira Obstétrica, Larissa Campos Meira. Os profissionais puderam se atualizar e trocar experiências vivenciadas no dia a dia do atendimento a este público, além de conhecer o Centro Obstétrico do Hospital Municipal de Condeúba.

Os enfermeiros e médicos foram capacitados para realizarem nas Unidades de Saúde da Família onde atuam, testes rápidos para HIV, sífilis e Hepatites B e C. Na prática, os profissionais aprenderam a manipulação de testes e traçaram discussões sobre a transmissão vertical do HIV, sífilis e hepatite B e sobre o aconselhamento em DST/Aids e hepatites virais.

De acordo com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, “os dois momentos de aprendizado foram fundamentais para melhorar e otimizar o atendimento prestado aos usuários do serviço de saúde em Condeúba, principalmente agora que o município adquiriu os Testes Rápidos e possui uma equipe qualificada para utilizá-los no diagnóstico imediato do HIV e na triagem de Sífilis e Hepatites”.

*puerpério – período do parto e do sobreparto.
*puérpera – mulher que acabou de dar à luz, teve o filho há pouco tempo.

Fonte: condeuba.ba.gov.br

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.