Social: Fórum de debate em Condeúba discute qualidade da água que chega na torneira

Por: Dermeval Filho

Saneamento Básico foi outro tema de grande repercussão entre os participantes

Forum de debate em Condeuba discute qualidade da agua (2)

Fotos: Dermeval Filho – Portal da Transparência | Gov de Condeúba

A ADCC (Associação de Desenvolvimento Comunitário de Condeúba) realizou na última sexta-feira, 11, o 1º Fórum de discussões entre comunidade e representantes públicos para o debate sobre saneamento básico, qualidade da água consumida pela população condeubense e outros assuntos, como o futuro do Açude Champrão.

O tema ganhou força com a Campanha da Fraternidade 2016 “Planeta Terra – casa comum, nossa responsabilidade” e fez com que o público comparecesse em bom número ao Centro Paroquial da cidade, na expectativa de ouvir o posicionamento dos convidados e a partir das discussões, reunir em documento as demandas solicitadas pela população.

Forum de debate em Condeuba discute qualidade da agua (4)

A má qualidade da água fornecida pela Embasa nos últimos dias foi um dos assuntos mais abordados e cobrados pela sociedade civil presente, líderes de associações e representantes do legislativo.  Amostras da água com a coloração que adquiriu nas últimas semanas e que tem chegado às torneiras das casas foram apresentadas durante o fórum, evidenciando o total descontentamento da população com os serviços prestados pela empresa.

Forum de debate em Condeuba discute qualidade da agua (1)

Com algumas das ausências justificadas, o fórum tornou-se um espaço aberto com a palavra franqueada ao público e vários assuntos e posicionamentos ganharam destaque, superando a pauta da programação.  O prefeito Guto Ribeiro, presente no debate, se colocou ao lado dos representantes das associações e destacou a iniciativa do fórum, idealizado pelo presidente da ADCC, Manoel Pereira Neto e demais membros da diretoria e seus associados.

Entre as propostas, ficou a decisão de criar uma comissão composta por membros da Secretaria de Administração, vigilância sanitária, associação do bairro do Divino, Paróquia Santo Antônio, bairro São Vicente, um representante da Central de Associações, um do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, outro da ADCC e um membro do NUCA.

Forum de debate em Condeuba discute qualidade da agua (3)

O objetivo de formar a comissão, segundo os organizadores, é pontuar os problemas apresentados pela população e documentados esses, encaminhá-los aos responsáveis. Com a decisão, a ADCC e comissão acreditam que as solicitações ganham força junto às autoridades e órgãos responsáveis.

Fonte: condeuba.ba.gov.br

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.