Condeúba: choque térmico nas águas do Açude Champrão é causa da morte de camarões

Por: Dermeval Filho

Segundo DNOCS, fenômeno natural é semelhante ao ocorrido em 2014 e nada tem a ver com poluição nas águas

acude champrao condeuba margens mortes camaroes (3)

Fotos: Dermeval Filho – Ddez

Fiscais e pescadores do Açude Champrão observaram nos últimos dois dias uma mudança no trato da população de camarões e pequenos peixes que povoam as margens e a beira da banca do açude. O fenômeno natural é semelhante ao ocorrido em março de 2014. Segundo o fiscal do açude, Elias Azevedo da Silva (Pola), foi observado um agito em meio à população de camarões e pequenos peixes. “Percebemos os peixes mais agitados, se debatendo e camarões vindo para cima em busca de oxigênio”.

O fiscal foi em busca de respostas junto a engenheiros do Bahia Pesca e técnicos do DNOCS e segundo os especialistas, acontece nessa época um fenômeno natural, semelhante ao que aconteceu em 2014, quando houve uma grande mortandade de peixes e camarões. O fenômeno natural acontece em função de um choque térmico, fazendo com que haja uma grande variação na temperatura da água. Vale lembrar que Condeúba registra altas temperaturas durante o dia e a noite já se observa queda nos termômetros, principalmente em regiões como a do Açude Champrão.

acude champrao condeuba margens mortes camaroes (1)

Em razão da experiência adquirida ao longo dos anos às margens da barragem, Elias esclarece que tal fenômeno ocorre principalmente no período da noite. Ainda de acordo com o fiscal, a população dos camarões é a primeira a sentir os efeitos da mudança de temperatura. “A água quente de cima vai para o fundo e vice-versa. Com isso há uma mudança no cheiro e na coloração da água, fazendo com que peixes e camarões busquem oxigênio. Muitos não resistem”, esclarece Elias.

O ciclo e os reflexos desse choque térmico acontecem em um período de três dias. “Por nossa experiência, se houver mortandade de camarões e peixes, acontecerá nesse período de três dias.” Na manhã dessa sexta-feira (15) era possível ver os primeiros peixes e camarões mortos à beira do açude. “Esse fenômeno sempre aconteceu nas margens, mas antigamente não tínhamos fiscalização, tampouco orientação a respeito”, informou.

Os técnicos e responsáveis pelas atividades no entorno do açude esclarecem que tal fenômeno não tem qualquer relação com poluição das águas ou uso de defensivos agrícolas nas plantações próximas. “É importante informar a população para que não aconteça como em 2014, quando informações erradas foram divulgadas”.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

UM Comentário

  • Manoel disse:

    Tenho as minhas duvidas,pois a barragem está sendo ocupadas de forma irregular, recebendo esgotos, ou construção indevida de fossas, cultivo de hortaliças e plantas frutíferas com uso de agroquímico, criação de animais até porcos; E preciso que esta causa seja investigada pelos os
    órgãos local e estadual até mesmo a nível federal,espero que algo seja feito.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.