Condeúba: Construção da Barragem dos Morrinhos é tema de audiência pública

Por: Dermeval Filho

O encontro é mais um passo de Condeúba e região que buscam concretizar o projeto da barragem

condeuba audiencia publica contrucao barragem dos morrinhos (3)

Fotos: Dermeval Filho – Portal da Transparência | Gov de Condeúba

Técnicos da CERB (Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia) estiveram presentes em Condeúba na tarde da última quinta-feira, 12, para em audiência pública, darem continuidade às conversas de construção da tão desejada, “Barragem dos Morrinhos”. Ao lado dos técnicos da companhia, Evandro Bartolomeu e Ubirajara Teixeira, o engenheiro civil da CERB, Irinalvo Roque da Silva, apresentou uma síntese do projeto e trouxe diversos esclarecimentos que envolvem o processo e sua idealização. Nas palavras do engenheiro, “esse é um processo demorado, o qual envolve etapas complexas e encontros como este último realizado, são necessários para que toda população e agentes envolvidos tenham acesso a essas informações”.

condeuba audiencia publica contrucao barragem dos morrinhos (4)

Participaram da audiência vários vereadores do município, o prefeito Guto Ribeiro, lideranças comunitárias e o representante da comunidade católica, Padre Osvaldino Barbosa. Ainda de acordo com os técnicos da CERB, o projeto técnico que aborda a parte estrutural, localização, entre outros fatores, esse já está pronto. No entanto, outras questões complexas precisam são levadas em consideração no decorrer de um projeto de tamanha dimensão. É o caso das possíveis desapropriações na região e a justa indenização dos moradores dentro do valor de mercado, o impacto ambiental que pode ocorrer e a limpeza e saneamento de trechos urbanos do Rio Gavião. “Esses são apenas alguns dos desafios que temos pela frente”, completou o sr. Irinaldo.

O evento foi aberto para questionamentos dos cidadãos e autoridades públicas presentes, com esclarecimentos por parte dos técnicos da companhia. Uma outra sugestão veio do vice-prefeito de Cordeiros, Delci Luz, propondo a criação de uma comissão que acompanhe os desdobramentos e participando ativamente das decisões. Tida como uma das prioridades do Governo do Estado para a região, a Barragem dos Morrinhos prevê em seu projeto inicial, uma área que deve alcançar os vinte quilômetros de extensão e um volume que deve superar os trinta milhões de metros cúbicos, atendendo cidades como Condeúba, Cordeiros e Piripá.

Fonte: condeuba.ba.gov.br

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

UM Comentário

  • Agnério Souza disse:

    Espero que este sonho possa tornar-se realidade. A barragem dos Morrinhos para atender Piripá e Condeúba é uma solução para o flagelo das secas e escassez de água. Melhor do que adutora que tira água de onde precisa entrar água. É uma medida acertada. Vamos torcer para que não faltem recursos, e, os que chegarem não sejam desviados para outros fins.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.