Condeúba: CREAS promove conscientização sobre a violência contra os idosos

CREAS promove conscientização sobre a violência contra os idosos (18)

Fotos: CREAS – Portal da Transparência | Gov de Condeúba

Em celebração ao 15 de junho – Dia Mundial da Conscientização sobre a violência Contra a Pessoa Idosa – a equipe da Secretaria de Assistência Social, por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), promoveu, na tarde do dia 06 deste mês, no Centro de Convivência dos Idosos, um momento de integração no qual se procurou conscientizar os idosos que compõe o grupo Idade de Ouro, sobre os seus direitos, principalmente ao se defenderem de violências.

O grupo de idosos coordenado pela assistente social Fernanda Flôres e pela monitora Luciana, participou de uma palestra ministrada pela Advogada do CREAS Drª Geórgia Aires, que abordou sobre um tema bastante pertinente para a data, A VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA. A palestrante enfatizou em sua fala sobre a importância de denunciar pessoas que os agridem fisicamente, psicologicamente e financeiramente.

No ensejo, A advogada do CREAS orientou os idosos que se encontram em situação de risco a denunciar, mesmo anonimamente, os maus tratos sofridos, bem como procurar os profissionais da Secretaria de Assistência Social para posterior acompanhamento.

Quando a denúncia é comprovada, o CREAS, coordenado por Eva Cristina, toma as medidas necessárias, que vão desde uma conversa com os familiares e orientação, quanto à responsabilidade legal sobre o idoso até situações mais extremas, em que o idoso precisa ser retirado do convívio com a família para ter a sua integridade física preservada. Atualmente, o Município tem um idoso internado em abrigo especializado porque sofria maus tratos em sua casa. “É claro que o ideal é as famílias cuidarem com carinho de seus idosos, mas, infelizmente, por vezes, a única saída é afastá-los dos agressores”, comentou a Advogada do CREAS.

A equipe formada por Assistente social, Educador social, Advogada e Psicólogo está preparada para fazer acompanhamento domiciliar aos idosos que são vítimas de algum tipo de violência, bem como aos familiares. Para denunciar alguma situação de risco, procure o CREAS, CRAS, Delegacia de Polícia, Ministério Público, ou basta ligar no Disque 100.

Fonte: condeuba.ba.gov.br

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.