Projeto incentiva interesse de estudantes de Guajeru pela leitura

projeto-leitura-guajeru (1)

Fotos: Divulgação

O Colégio Estadual Jorge Amado, localizado no município de Guajeru (615 km de Salvador) vem desenvolvendo, ao longo do ano letivo, o projeto “Leitura: a chave do sucesso escolar” para despertar nos estudantes o gosto e hábito pela leitura. Para que os estudantes desenvolvam habilidades de leitura e escrita, são realizadas várias ações, a exemplo da Gincana Literária e da campanha de arrecadação de livros.

Segundo o diretor, Laércio Miranda Coutinho, o projeto foi criado a partir da Jornada Pedagógica de 2016, por meio da qual as escolas da rede estadual foram orientadas a adotarem práticas de incentivo à leitura. “O projeto estabelece situações dentro do ambiente escolar e na comunidade externa com o intuito de fomentar o gosto pela leitura na sua dimensão mais ampla possível, onde o estudante entende o mundo que o cerca através da leitura de imagens, vídeos, livros e textos”, destaca o gestor.

projeto-leitura-guajeru (2)

Além da “Gincana Literária” e a arrecadação de livros para o acervo da escola foram promovidas ações como a “Corrente Literária”, quando um livro é passado para outros alunos após o final da leitura. Também tem a “Corrida Literária”, que soma a quantidade de livros lidos pelos alunos.

A estudante Fernanda Porto Ribeiro, 15 anos, do 2° ano, fala sobre o seu interesse pela leitura. “Sempre gostei de ler e passei a apreciar ainda mais após participar dos projetos de leitura do colégio. Atualmente estou lendo ‘O Diário de Anne Frank’. Estou adorando”, revela.

projeto-leitura-guajeru (3)

Sheila Raiane Pereira, 18, do 3° ano, conta que lê muitos livros e que recentemente leu obras como “Menino de Engenho”, “A cabana” e “De Volta à Cabana”. “A pessoa que gosta de ler tem mais assunto para conversar, amplia seu vocabulário e enriquece os conhecimentos”, afirma a estudante.

projeto-leitura-guajeru (4)

Como extensão do projeto de leitura, foi desenvolvido na disciplina de Sociologia o projeto “Caminho da Leitura”, que visa incentivar o protagonismo juvenil através de iniciativas que contribuam para a sociedade. Uma das atividades foi realizada recentemente no Cine Glauber Rocha do município, onde os estudantes do 3° ano fizeram uma dramatização do livro “O Auto da Compadecida e leitura de um conto autoral para um grupo de moradores locais da terceira idade.

As próximas ações a serem desenvolvidas é uma visita dos estudantes à escola de educação infantil Santa Rosa, no dia 28/08, para motivar as crianças a ler. Já no mês de novembro será realizado o “Baile Literário, com temática dos anos 80 e que contará com apresentações dos estudantes.

Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação do Estado da Bahia

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.