Saúde: em Condeúba, pacientes passam por exames que detectam casos de glaucoma

Por: Dermeval Filho

Ação que combate o glaucoma é realizada trimestralmente no ambulatório do município

exames-detectar-casos-glaucoma-condeuba-(6)

A Secretaria de Saúde do Município de Condeúba concluiu na última terça-feira (30) mais uma etapa de rastreamento e acompanhamento de pacientes com glaucoma, completando um ano de atendimentos, realizados em períodos trimestrais. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os exames têm como público alvo pessoas acima dos 40 anos com pressão ocular elevada, histórico de glaucoma na família, diabetes, hipertensão e miopia.

Na triagem, os profissionais realizaram procedimentos como fundoscopia, tonometria e consultas diretamente com oftalmologista. Segundo a SMS, quando diagnosticadas alterações, o paciente é incluído no Programa que garante todo o tratamento, desde o recebimento de colírio, até procedimentos de maior complexidade.

exames-detectar-casos-glaucoma-condeuba-(3)

A Secretaria Municipal de Saúde é adepta ao Programa desde 2013 e, até junho de 2015, todo o acompanhamento era realizado em Vitória da Conquista. A partir dessa data, os atendimentos passaram a ser realizados no ambulatório do município, onde acontecem as etapas de diagnóstico. Concluída mais essa etapa, os números mostram que 218 pacientes glaucomatosos passaram por exames no ambulatório e seguem cadastrados junto à Secretaria, recebendo o acompanhamento médico necessário para dar continuidade ao tratamento.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.