Ação social: Condeúba conquista o “Selo UNICEF município aprovado” edição 2013-2016

Por: Dermeval Filho

Governo chega ao final da gestão com o reconhecimento do UNICEF após investimentos e avanços nos índices que melhoram a qualidade de vida das crianças e adolescentes

selo-unicef-03

convite-entrega-selo-unicefApós inscrição em novembro de 2013, Condeúba é contemplada com o “Selo Unicef – Município Aprovado” Edição 2013-2016. A informação foi dada na tarde dessa terça-feira (22) ao Presidente do CMDCA, Antônio da Cruz Santana e repassada aos setores do Governo Municipal envolvidos nessa conquista. A honraria será concedida ao município no próximo dia 09/12, em Salvador, certificando os investimentos feitos que buscam garantir os direitos das crianças e adolescentes.

Segundo o Unicef, municípios que receberam o selo, incluindo Condeúba, avançaram nos indicadores dos eixos de impacto social e gestão de políticas públicas, além do oferecimento de participação social na administração pública local. O Selo UNICEF – Município Aprovado é um reconhecimento internacional oferecido ao município pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

selo-unicef-02

De acordo com a Secretária de Ação Social, Ângela Cruz, desde a inscrição em 2013, o município foi avaliado em diversos setores, envolvendo as áreas de educação, saúde e ação social. A secretária lembra que o próprio Unicef pôde comprovar os avanços do município nesse período através de dados do IBGE e destaca a redução dos índices de mortalidade infantil e violência contra criança, melhora no índice Ideb, criação do NUCA, entre outros fatores.

1-forum-selo-unicef-condeuba-26

“Desde que o município aderiu ao projeto em 2013, realizamos dois fóruns comunitários para avaliações, reunimos os conselhos e investimos nessas ações. Houve um trabalho sério para que a vida dessas crianças melhorasse e os números oficiais mostram esse avanço para a gestão 2013-2016. É o reconhecimento de um trabalho e isso comprova que as políticas públicas nesse período foram muito bem desenvolvidas”, ressalta Ângela Cruz.

1-forum-selo-unicef-condeuba-10

A articuladora do Selo Unicef no município, primeira-dama Rosinea Ribeiro, falou do orgulho por ter feito parte desse projeto. “Muito importante receber um reconhecimento de uma instituição internacional, ligada à Organização das Nações Unidas. É importante reconhecer o empenho de todos nessa conquista, o CMDCA na pessoa do presidente, diretores de escolas, além dos jovens que aderiram às ações”, lembrou a primeira-dama.

selo-unicef-04-1

O prefeito Guto Ribeiro ressaltou o trabalho da articuladora do Selo Unicef e do empenho de toda a equipe. “Sinto orgulho por essa realização e saio com a sensação do dever cumprido em relação às políticas que trazem melhoria para nosso povo. Espero de coração que a nova gestão seja sensível às ações sociais que façam com que o município avance cada vez mais”, concluiu Guto Ribeiro.

Fonte: condeuba.ba.gov.br

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.