Cálculo matemático mostra qual a altura que seu filho ou filha pode alcançar

É possível calcular a altura que seu filho, ou filha pode alcançar? Sim é possível. Uma pesquisa realizada pelo instituto Espaço Aberta Saúde mostra por que algumas pessoas crescem mais do que outras e como identificar se uma criança se desenvolve de maneira saudável.

Enquanto alguns pais lutam contra a dificuldade que seus filhos têm para crescer, outros se preocupam com o crescimento além da conta. Segundo o endocrinologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Alexandre Jorge, as fases de maior crescimento são claramente determinadas: uma é logo após o nascimento e outra ocorre durante a puberdade. “A menina entra na puberdade normalmente entre 8 e 13 anos e, o menino, entre 9 e 14 anos.

Com a ajuda da Matemática os médicos utilizam um cálculo que apontam a altura que a criança pode alcançar na fase adulta. A fórmula é chamada de altura-alvo, que é a altura do pai somada a altura da mãe, dividido por dois. Para calcular a altura-alvo e um menino, é preciso somar 13 a altura da mãe. E, para calcular a da menina, é preciso subtrair 13 da altura do pai. Treze centímetros é a diferença entre homens e mulheres. Veja abaixo:

O crescimento normal é definido com base em levantamento estatístico e estabelece uma altura mínima e máxima para meninos e meninas, de cada idade. A altura dos meninos de 10 anos, por exemplo, fica entre 1,29m e 1,43. Os pais devem procurar um médico quando a altura da criança estiver abaixo ou acima deste intervalo. Filhos baixinhos de pais altos e filhos grandes de pais pequenos são sinais de alerta. O nanismo e o gigantismo são doenças do crescimento. O último, por exemplo, pode levar a problemas na coluna, como cifose e escoliose.

 

 

 

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Contador, Bacharel em Direito e Escritor.  Pesquisador sobre Engenharia Didática em Matemática; Modelagem; Construção do Conhecimento em Matemática;   Modelos Matemáticos e suas Aplicações. Site: http://www.valdivinosousa.mat.br

Valdivino Sousa

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. É programador Web e editor do blog Valor x Matemática Computacional, Produtor de Conteúdo e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, R2 Nacional e Opa! Já Publiquei, sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Site: https://www.matematicosousa.com.br E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel Whatsap: 11–9.9608-3728
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.