17ª edição Voluntários do Sertão – de 15 a 23 de abril de 2017

Por: Ariane Lima

Desta vez, os cerca de 300 voluntários vão atuar em Irecê, na Bahia. A cidade é conhecida por fazer parte da zona da Chapada Diamantina

A 17ª edição do Voluntários do Sertão será realizada de 15 a 23 de abril no município de Irecê, Centro Norte da Bahia. A cidade faz parte da zona da Chapada Diamantina. Além dos cerca de seus 60 mil habitantes, moradores de toda a região serão beneficiados pelos atendimentos oferecidos, nas seguintes áreas: médica, enfermagem, odontológica, previdenciária, psicológica, social, entre outras.

“Este ano, felizmente, atuaremos em uma cidade que nos oferece um pouco mais de estrutura, mas nossos objetivos não mudaram. As carretas e pontos de atendimento serão instalados no centro da cidade, para receberemos a população dos bairros carentes, isolados e periféricos. Assim como de municípios vizinhos”, explica Marta Meire, gestora do Voluntários do Sertão.

O presidente do Voluntários do Sertão, Doreedson Pereira – mais conhecido como Dorinho, comenta os objetivos desse mutirão social. “Todos os atendimentos e serviços oferecidos são completamente gratuitos. O mutirão oferece estrutura completa à população que procura atendimento. Desde consultas médicas, odontológicas, exames, cirurgias de média e pequena complexidade, entrega de medicamentos, óculos de grau, orientações, enfim, com estrutura completa, o Voluntários do Sertão oferece tudo isso aliado a muito amor, carinho e respeito à essas pessoas”.

Sua trajetória começou no ano 2000. O empresário é baiano e obteve sucesso nos negócios em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Aí foi natural a vontade de ajudar quem precisa em sua terra natal. No início, apenas com recursos próprios, fazia doações de brinquedos e cestas básicas.

Aos poucos, os amigos se interessaram em ajudar. E a corrente do bem foi só crescendo. Um amigo convidando outro e hoje, em 17 anos de história, já foram realizados mais de 270 mil atendimentos, com o apoio dos mais de três mil profissionais que já atuaram voluntariamente.

“Os voluntários que atuam conosco são praticamente os melhores em suas áreas no país todo. Recebemos inscrições de candidatos a voluntários de todos os Estados, desejando participar e ajudar com trabalho e dedicação”, destaca Marta.

A CIDADE

Irecê fica na zona fisiográfica da Chapada Diamantina, abrangendo a área do Polígono das Secas. Pertence à bacia do São Francisco. O nome do município significa “pela água, à tona d’água, à mercê da corrente.

O município criado em 02/08/1926, pela lei 1896, assinada no Palácio do Governo por Francisco Marques de Góes Calmon, com a denominação de Vila de Irecê. No entanto, por não ter renda suficiente que o caracterizasse como município, foi anexado a Morro do Chapéu. A independência política de Irecê aconteceu de fato a partir do ano de 1933, esta é a data que se comemora o aniversário de independência política do município.

Sua microrregião é composta por 19 municípios: América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Souto Soares, Uibaí.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

UM Comentário

  • Fabinho Patente disse:

    Graças a Deus esse Projeto continua vivo.
    Dorinho é um daqueles seres humanos diferenciados.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.