Mutirão realizará, gratuitamente, cerca de 7.500 exames de análises clínicas e medicina diagnóstica no sertão baiano

Por: Andréia Vitório

Trinta e cinco profissionais, entre médicos e técnicos, vão participar da ação da ONG Voluntários do Sertão entre 17 e 23 de abril em Irecê

Foto: Divulgação

Entre os dias 17 e 23 de abril, 35 médicos e técnicos voluntários do Grupo Fleury, que inclui a marca soteropolitana Diagnoson a+, realizarão, gratuitamente, cerca de 7.500 exames diagnósticos e clínicos em Irecê e região, no sertão da Bahia. A cidade fica no Noroeste do Estado, a 478 km de Salvador.

A ação integra as atividades da ONG Voluntários do Sertão, com sede em Ribeirão Preto (SP), que há 17 anos promove o voluntariado no sertão nordestino, levando saúde, assistência social e segurança alimentar e nutricional a populações menos assistidas.

As carretas e os pontos de atendimento serão instalados no centro de Irecê para facilitar o acesso de populações de bairros carentes, isolados e periféricos, bem como de moradores de municípios próximos. Os atendimentos acontecerão das 8 horas às 17h30.

Nesta edição, destaque para a maior oferta de exames de análises clínicas, que cumprem importante papel na prevenção e identificação de patologias. Serão, no total, 5.350 exames laboratoriais. Vale chamar a atenção para os que identificam a sífilis, doença sexualmente transmissível que vem aumentando no Brasil, e a doença de Chagas, enfermidade silenciosa que pode trazer sérias complicações quando não diagnosticada e tratada corretamente. Nos dois casos, a identificação precoce da infecção pode salvar vidas.

Também serão ofertados: hemograma, antígeno prostático específico (PSA) – fundamental para identificar e monitorar o câncer de próstata –, além de outros relacionados à função hepática, e o beta HCG, que sinaliza ocorrências de gravidez.

Entre os exames de imagem, estão previstos mais de 300 mamografias, 1.300 ultrassonografias e 300 exames de densitometria óssea, além de eletrocardiogramas, colposcopias, vulvoscopias e cirurgias de alta frequência (CAF).

“É com satisfação que mais um ano nos mobilizamos para promover saúde e bem-estar, levando informação e atenção para populações mais vulneráveis, com foco em prevenção. Estimulamos o voluntariado para fomentar qualidade de vida e promoção de saúde, em uma premissa alinhada à missão do Grupo”, comenta a participação na iniciativa Daniel Périgo, gerente sênior de Sustentabilidade do Grupo Fleury.

É a terceira vez que a empresa participa do Voluntários do Sertão. A primeira foi em 2015, na cidade de Condeúba, com a realização de 2.000 atendimentos; e a segunda, em 2016, na cidade de Santa Cruz de Cabrália, também na Bahia, onde foram realizados 2.700 atendimentos gratuitos em unidade móvel.

Como ocorreu nas edições anteriores, os colaboradores do Grupo Fleury somaram forças para arrecadar alimentos não perecíveis que serão doados à população local. Neste ano, foram arrecadadas mais de 2,5 toneladas de alimentos.

O evento só é possível graças à participação de voluntários e parceiros. Além do empenho do voluntariado da Diagnoson a+, do Grupo Fleury, o Voluntários do Sertão conta com a parceria da GE, que cederá equipamentos de mamografia, densitometria óssea e ultrassonografia, e de empresas como Alere, Cremer, Roche, Carestream e Júlio Simões. A carreta foi cedida pela Truckvan e pela Gebramed.

Sobre a Diagnoson a+

A Unidade Diagnoson a+ localizada no bairro Pituba, em Salvador (BA), é resultante da sinergia de duas marcas do Grupo Fleury, a a+ Medicina Diagnóstica, com tradição em análises clínicas, e a Diagnoson, reconhecida em exames de imagem. Isso permite aos clientes usufruir uma ampla gama de exames em um único lugar, com a excelência do Grupo Fleury. Essa unidade conta com um portfólio de serviços abrangente, que inclui, além dos testes laboratoriais, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, além de equipamentos para a realização de exames de densitometria, medicina nuclear (PET-CT), ecocardiograma, mamografia, análise de holter, teste ergométrico, colonoscopia e outros. Para mais informações acesse o site da Diagnoson a+.

Sobre o Grupo Fleury

O Grupo Fleury é uma das maiores e mais respeitadas empresas de medicina e saúde do Brasil. Aqui, pessoas, conhecimento e tecnologia são pilares que sustentam o presente e constroem o futuro. Com 90 anos de história somos reconhecidos pela opinião pública e comunidade médica em virtude da excelência em serviços ao cliente, qualidade técnica e inovação.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.