Condeúba, Cordeiros e Piripá: repudiam o fechamento da Comarca

Por: Oclides da Silveira

Hoje dia 19 de abril de 2017, os municípios de Condeúba, Cordeiros e Piripá se reuniram pela manhã às 9:00 hs no Fórum Jaime Bulhões em Condeúba, para protestar contra o fechamento da Comarca que já existe há 137 anos e foi anunciado pelo Tribunal de Justiça o seu fechamento.

Caso venha fechar a Comarca de Condeúba, que abrange os três municípios Condeúba, Cordeiros e Piripá, que agregam juntos uma população a cerca de 40 mil habitantes, os quais estarão sendo prejudicados diretamente, pois na Vara Cível atualmente está tramitando 2.865 processos e na Vara Criminal 967 totalizando 3.832 processos em andamento.

Os municípios de Condeúba e Cordeiros são limítrofes com o município de São João do Paraíso Estado de Minas Gerais, desta feita ficaria muito difícil para que essa Comarca seja fechada, tendo em vista, que a Comarca que vier absorver os três municípios, ficaria altamente prejudicada por essa grande lacuna que abriria entre os dois Estados.

Iniciando as falas o ex-Prefeito de Condeúba Guto deu as boas vindas a todos e disse que ficou feliz em ver a predisposição de todos lutando por um único objetivo que é o bem comum do povo. Disse também que Condeúba ainda está muito atrasada, porém se fechar a nossa Comarca aí é retroceder na história, por isso não podemos deixar que isso aconteça.

O Advogado Dr. Oseías do município de Cordeiros fez uma colocação interessante, disse ele que muitas vezes deixa de pegar serviços por conta da falta de juiz e promotor aqui na Comarca. Então Dr. Oseías fez uma para ser encaminhada entre outras, agregar Jânio Quadros a Comarca de Condeúba exigindo que venha para cá definitivamente um Juiz e um Promotor.

O Prefeito de Cordeiros Delci disse que na primeira lista que ele recebeu, a Comarca de Condeúba não constava depois ele foi informado que fazia parte para fechar. Estranho que Caculé estava na lista para fechar, o Dep. Estadual Luciano Ribeiro foi até o TJ negociou e retirou aquela Comarca.

O Prefeito de Piripá Flávio Oliveira em sua fala afirmou que a cidade de Piripá já vem perdendo referencias em todos os sentidos nos últimos anos, só falta perder agora essa Comarca, para se candidatar em voltar a ser Distrito.

Dr. Anterque que é procurador do município de Condeúba representou o Prefeito Silvan Baleeiro que estava em Salvador em audiência com o Governador. Inicialmente deu as boas vindas a todos e disse que Condeúba está de portas abertas para enfrentar todos os tipos de protestos contrário ao fechamento da nossa Comarca.

Na fala do vereador Altamirando de Piripá, ele confirmou que tem procurado vários advogados para passar processos de pessoas da sua cidade e constantemente os profissionais do Direto negam pegar os serviços para evitar de ser chamados de “enroladores”, devido a falta de Juiz e Promotor na Comarca.

Muitos outros advogados fizeram uso da palavra Dr. Saulo, Dr. Oseías, Dr. Anterque, Dr. Luis, Dr. Raimundo, vereadores de Condeúba como Toinho Terencio, Reginaldo Nascimento. Ainda estiveram presentes os Advogados Diolino Teles, Georgia, Andressa, Jailson entre outros.

Condeúba

Estiveram presentes Dr. Anterque representando o Prefeito Silvan Baleeiro, o Presidente da Câmara Silvano dos Santos, os vereadores Antonio Terencio, Arlindo Cruz, Conceição, Carlito, Fabiano, Rejinaldo, Maurilo e Antonio Chaves, professores, os escritores Agnério e Santana, Pastores de diversas congregações, lideranças, os Gerentes dos Bancos do Brasil e Bradesco e vários comerciantes.

Cordeiros

Prefeito Delci, os vereadores Fabiano, Gil de Altino, Dãojoia, Izauro, Zé de Leia, Demar, Renerinho e os Advogados Dr. Oseías e Dr. Saulo além de outras lideranças como Pastores de diversas Congregações.

Piripá

Prefeito Flávio Oliveira, Presidente da Câmara João Eurico, os vereadores Altamirando, Domingos, Leci, Mauricio, Pr Edimar, Jurandir e Jovino além da Presidente do Sinserv, entre outras lideranças. Ao final deste primeiro encontro, ficou designado uma comissão para agendar uma audiência lá em Salvador, com a Presidente do TJ – Tribunal de Justiça da Bahia Dra. Maria da Conceição.

Fonte: Folha de Condeúba

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

UM Comentário

  • Reinaldo de queiroz disse:

    Boa noite coloque noticias tambem do bairro horizonte azul e fotos videos e moito mais obrigado

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.