Matemático Valdivino Sousa cria método X, Y e Z de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos

O Matemático Valdivino Sousa criou o método X, Y e Z de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Seu método tem grande relevância, pois sua pesquisa foi analisar a compreensão das pessoas que sentem dificuldades de entender expressão em álgebras. Em sua análise ele identificou que nos problemas matemáticos no lugar de letras como X, Y e Z podem ser substituídos por objetos, já que os uma equação do tipo 2x + 4 -2 = 8. O aluno tem dificuldade de entender a deparar com as formalidades algébricas.

Com sua didática pedagógica ele mostrou que toda letra na frente de um número está multiplicando e que a soma é inversa da subtração e a multiplicação é inversa da divisão. Se 2x + 4 – 2 =8  e quero resolver a incógnita X basta inverter os membros aplicando as operações matemáticas. Então fica da seguinte forma: 2x = 8 – 4 +2 =  6/2  logo o valor de X = 3,  para provar temos: 2.3 + 4 – 2 = 8 “, Valdivino Sousa é pesquisador da Engenharia didática em Matemática, modelagem matemática, modelos matemáticos e suas aplicações na vida real.

Um matemático é uma pessoa com um grande conhecimento de matemática e que utiliza esse conhecimento em seu trabalho, geralmente para resolver problemas matemáticos. A matemática lida com números, dados, coleções, quantidades, estruturas, espaço, modelos e variações.

Valdivino Sousa, trabalha com Engenharia Didática em Matemática, tem três artigos científicos premiados e atualmente criou o método X, Y e Z de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos que ajuda no aprendizado de equação e expressão algébrica.
Os matemáticos envolvidos na resolução de problemas fora da matemática pura são chamados de matemáticos aplicados. Matemáticos aplicados são cientistas matemáticos que, com seu conhecimento especializado e metodologia profissional, abordam vários dos problemas imponentes em áreas científicas relacionadas.

Com foco profissional em uma grande variedade de problemas, sistemas teóricos e construções localizadas, sendo assim, os matemáticos aplicados trabalham regularmente no estudo e na formulação de modelos matemáticos.

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito e Escritor. Pesquisador sobre Engenharia Didática em Matemática; Modelagem; Construção do Conhecimento em Matemática; Modelos Matemáticos e suas Aplicações. Seu trabalho é reconhecido com Medalha de Mérito como docente pelo Instituto Matematics. É Professor nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Dedica-se também a área contábil, com mais de 20 anos de experiência e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade e Consultoria Tributária. Atuante nas seguintes áreas: Tributária, Contábil e das Entidades sem fins Lucrativos. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados nos assuntos de Legislação tributária e contábil. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Site: http://www.valdivinosousa.mat.br E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel Whatsap 11- 9.9608-3728