Rede Própria do Programa Farmácia Popular do Brasil encerra suas atividades em Conquista

Prefeitura afirma que medicamentos continuarão sendo oferecidos nas farmácias da Atenção Básica e na rede “Aqui Tem Farmácia Popular”, através das farmácias que compõem a rede particular de estabelecimentos.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Assistência Farmacêutica, informa que a unidade da Rede Própria do Programa Farmácia Popular do Brasil, que funciona na Praça Vitor Brito, no Centro da cidade, encerrará suas atividades nesta quarta-feira, 05. A determinação para o fechamento da farmácia partiu do Ministério da Saúde, após a decisão da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), no último dia 30 de março de 2017, que acabou com o repasse de manutenção e desoperacionalização da Rede.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até o mês de maio, estavam credenciadas no programa 34.543 farmácias em todo o país. Ainda de acordo com informações do Ministério, com o fechamento das unidades próprias do programa, os estados e municípios vão receber um incremento de 10%, que deverá ser destinado à compra de medicamentos da atenção básica do SUS.

A grande maioria dos usuários que buscam a Farmácia Popular vão à procura de medicamentos para hipertensão, diabetes e asma; os mesmos vão continuar sendo oferecidos nas farmácias da Atenção Básica. A Assistência Farmacêutica destaca ainda que o programa Aqui Tem Farmácia Popular vai continuar com suas atividades normais, sendo oferecido à população através das farmácias que compõem a rede particular de estabelecimentos.

Vale ressaltar que as farmácias que são credenciadas junto ao Programa Aqui Tem Farmácia Popular, devem renovar o cadastro de 2017 até o fim de Julho. Todas as informações para o recadastramento estão na internet, no endereço www.caixa.gov.br/farmaciapopular.

Fonte: Secom PMVC

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.