Professor que tem boa didática faz a diferença em sala de aula

Quem não se lembra daquele professor dos tempos de infância, que por algum motivo marcou sua vida?  E, aquele professor que ainda deixa recordações por que tinha uma didática para ensinar. Pois, é segundo pesquisas e relatos, ou mesmo em redes sociais e por onde passamos sempre ouvimos dizer, que um professor que tem uma boa didática faz a diferença em sala de aula. Mas o que é didática? Didática é um ramo da ciência pedagógica que tem como objetivo de ensinar métodos e técnicas que possibilitam a aprendizagem do aluno por parte do professor ou instrutor. É uma disciplina prática ainda que tenha como base as teorias pedagógicas que analisam os métodos mais convenientes a aplicar-se. A didática concretiza estes métodos em situações específicas escolhendo os melhores caminhos em cada caso para chegar a uma determinada meta.
Nos dias atuais o professor que sabe usarem as armas e uma boa didática chama atenção de alunos. O professor que tem uma didática ajuda em sala de aula, segundo especialistas nos dias atuais alunos têm pouco interesse nas aulas, e quando depara com um docente que tem uma boa didática ai sim, faz toda diferença. A importância disso está inserida na vida pedagógica e observação para ver o que os alunos querem.

A primeira impressão é a que fica

Quem nunca viu essa frase: a primeira impressão é a que fica. Pois, bem um professor com uma boa didática incorpora na mente do aluno de certa forma compreensiva,  tendo como objetivo o logro da transposição didática, ou seja, o passo do saber, como encontramos nos livros, ao que se tem a aprender e que seja compreensível para o aluno. Existem técnicas didáticas para o ensinamento ou aprendizagem dos alunos individualmente, com os resumes, as sínteses dos quadros chamados sinópticos, monografias, trabalhos de investigação, escuta ativa, mapas conceituais e outras para os trabalhos em grupo, que em si mesmos são uma técnica de aprendizagem solidária e cooperativa.

O significado da didática

Didática significa simplesmente ensinar, explicar e instruir ao aluno com técnicas de explicação para melhor formação do mesmo nos âmbitos de estudos ao que se há proposto. Didática é uma disciplina pedagógica concentrada no estudo dos processos de ensino e aprendizagem, que busca a formação e o desenvolvimento instrutivo e formativo dos estudantes.
O que procura a didática é reflexão e a análise do processo de ensino e aprendizagem e da docência como um todo. Conjuntamente com a pedagogia, a didática busca a explicação e a melhoria permanente da educação e dos fatos educativos. Ambos pretendem analisar e conhecer melhor a realidade educativa na que se concentra como disciplina, esta trata de intervir sobre a realidade que se estuda.
Como componentes didáticos atuantes podemos dar como exemplo primeiro, a que o professor, o aluno, o contexto de aprendizagem e o currículo, que é um sistema de processos de ensino e aprendizagem e possui quatro elementos básicos que são: Objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação.
A didática, como conceito se pode entender como técnica pura ou ciência aplicada e como teoria básica da instrução, da educação e da formação, podendo-se reduzir o conceito simplesmente a cerca de que, para que e como realizar o ensinamento.

Um diploma define sua vida para o resto da vida?

Os jovens precisam mudar a referência que têm a respeito da escolha do curso universitário. Qualquer curso é uma porta que abrem muitas outras, e não fecha a maioria delas.
Sabermos que muitas pessoas se deixaram a se levar por esse caminho, achando que apenas um diploma de determinado curso superior fosse os definirem para o resto da vida, quando na verdade essas pessoas encontram se fazendo outras coisas e atividades diferentes. Claro que o trabalho é importante em nossa vida: por meio dele que garantimos nossa sobrevivência. Mas é por meio da vida pessoal que garantimos nosso potencial produtivo, e não o contrário. Podemos, por exemplo, ficar temporariamente sem exercer a profissão, e nesse período a vida pessoal nos ajuda a enfrentar as dificuldades decorrentes dessa situação e até a sustentar um outro trabalho remunerado qualquer.
Quem nunca encontrou alguém fazendo algo totalmente diferente daquilo em que se formou? Quem nunca encontrou alguém exercendo atividades diversas ou correlatas, os jovens sabem disso, que vivemos num mundo cheio de oportunidades e vence aquele mais inteligente, ou quem tem mais oportunidade? E, então saber usar os potenciais intelectuais naquilo que gostam é satisfatório, e não tentar usar naquilo que fez para agradar a alguém. Será que você é você mesmo? Porque não ousar, extravasar e colocar em prática aquilo que querer ser e fazer.
Ah, então é por isso que hoje em dia os pais respondem: “meu filho faz o que ele quiser, e vou deixar ele livre para escolher o quer fazer da vida”. Será que os pais estão caindo na realidade e deixando o tradicionalismo ultrapassado de lado, ou seja, e não mais com aquela perguntinha chata: “O que você quer ser quando crescer?”. Ou os pais atualmente enxergaram que seu filho  um ser humano capaz, não limitado uma só coisa, e que pode fazer muitas coisas quando crescer.

 

 

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito e Escritor. Pesquisador sobre Engenharia Didática em Educação Matemática; Modelagem; Construção do Conhecimento em Matemática; Modelos Matemáticos e suas Aplicações. Seu trabalho é reconhecido com Medalha de Mérito como docente pelo Instituto Matematics. É Professor nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Dedica-se também a área contábil, com mais de 20 anos de experiência e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade e Consultoria Tributária. Atuante nas seguintes áreas: Tributária, Contábil e das Entidades sem fins Lucrativos. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados nos assuntos de Legislação tributária e contábil. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Escreve sobre: Educação Matemática, Desenvolvimento e Aprendizagem, Comportamento e Direito,  Site: www.valdivinosousa.mat.br E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel Whatsap 11- 9.9608-3728.

Valdivino Sousa

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. É programador Web e editor do blog Valor x Matemática Computacional, Produtor de Conteúdo e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, R2 Nacional e Opa! Já Publiquei, sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Site: https://www.matematicosousa.com.br E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel Whatsap: 11–9.9608-3728
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.