Saiba o segredo dos alunos que se dão bem em matemática

Saiba o segredo dos alunos que se dão bem em matemática e como melhorar suas habilidades em matemática com algumas dicas.
A matemática é conhecida por ser uma matéria difícil de aprender, porque decorar suas fórmulas não ajuda em nada, se o aluno não souber aplica-las no momento certo. Contudo, essa má fama vem mais da inflexibilidade dos estudantes quanto aos estudos, do que propriamente da matéria em si. O fato é que ao contrário de outras disciplina como história, por exemplo, o uso da lógica e do raciocínio rápido é indispensável para se obter sucesso e solucionar problemas. Ainda parece complicado? A seguir, separamos algumas dicas selecionadas por quem conhece do assunto e que vão ajudar você a ganhar mais confiança diante de equações matemáticas. Confira!
Pratique diariamente
A prática faz o mestre. Não tem jeito, para melhorar suas habilidades em matemática é preciso que todos os dias o estudante reserve um tempo para repassar o conteúdo aprendido e enfrentar questões. É nesse momento que surgem as dúvidas, fazendo com que o aluno seja obrigado a afiar constantemente seu raciocínio, encontrando novas alternativas e maneiras mais eficientes de calcular. Com o tempo, questões mais fáceis vão sendo solucionadas cada vez mais rádio e o estudante aos poucos começa a se interessar por problemas mais complexos de forma natural. Esse é o poder da disciplina.
Alie estudos e diversão
É provado que quando nos divertimos, aprendemos algo mais depressa e melhor. Graças às novas tecnologias, o estudo da matemática pode ser reforçado através de vídeos e aulas on-line com um professor particular de matemática preocupados em tornar a aula prazerosa e contextualizar os assuntos dentro do universo do aluno. Tudo isso está disponível muitas vezes de forma gratuita. Outra vantagem observada é que quando o estudante busca respostas para suas dúvidas em várias fontes diferentes, a probabilidade de que não se esqueça do que foi aprendido, é enorme. Aliás, probabilidade é uma dos temas mais interessantes da matemática. Quem não gostaria de saber as suas chances de ganhar na loteria ou ser pai ou mãe de gêmeos, por exemplo? Para saber a resposta para essas e outras questões, vale a pena dá uma olhadinha nos sites e vídeos na internet.
Junte-se aos bons
Estudar em grupo é outra maneira de conciliar estudos e diversão. A reunião em grupo não só é um bom termômetro para identificar o grau de conhecimento individual, como também costuma desmistificar a ideia de que a matemática é incompreensível, pois o contato com os companheiros de classe mostra primeiro que você não é o único com dificuldades, o que costuma acalmar e diminuir a ansiedade; e segundo, conforme os encontros se tornam mais frequente, os alunos percebem que já conseguem ajudar e relembrar os amigos sobre como utilizar as fórmulas. Em conjunto, também são trocadas dicas para facilitar o aprendizado, ao passo que a confiança e amizade cresce entre os participantes.

 

 

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito e Escritor. Pesquisador sobre Engenharia Didática em Educação Matemática; Modelagem; Construção do Conhecimento em Matemática; Modelos Matemáticos e suas Aplicações. Seu trabalho é reconhecido com Medalha de Mérito como docente pelo Instituto Matematics. É Professor nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Dedica-se também a área contábil, com mais de 20 anos de experiência e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade e Consultoria Tributária. Atuante nas seguintes áreas: Tributária, Contábil e das Entidades sem fins Lucrativos. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados nos assuntos de Legislação tributária e contábil. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Escreve sobre: Educação Matemática, Desenvolvimento e Aprendizagem, Comportamento e Direito,  Site: www.valdivinosousa.mat.br E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel Whatsap 11- 9.9608-3728.

 

Valdivino Sousa

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. É programador Web e editor do blog Valor x Matemática Computacional, Produtor de Conteúdo e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, R2 Nacional e Opa! Já Publiquei, sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Site: https://www.matematicosousa.com.br E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel Whatsap: 11–9.9608-3728
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.