Diocese de Caetité forma teólogos leigos

Por: Profº Agnério Souza

A Diocese de Caetité oferece a leigos engajados na Igreja, o curso de Teologia para Leigos. Trata-se de um curso em três anos divididos em etapas. São cinco etapas anuais em finais de semana, de dois em dois meses. Estuda-se várias disciplinas na área de Teologia, Filosofia e Ciências Sociais. Dentre elas podemos destacar: Revelação, Introdução à Bíblia (Velho Testamento), Introdução à Bíblia (Novo Testamento), Patrologia ou Teologia Patrística, Eclesiologia, História da Igreja, Filosofia Ética e Moral, Doutrina Social da Igreja, Pneumatologia (estudo sobre o Espírito), Liturgia e Metodologia Científica.

A disciplina mais difícil é Metodologia Científica, porque os alunos são orientados por professores da UNEB, campus de Guanambi, a fazer um Trabalho de Intervenção e um Trabalho de Conclusão de Curso, rigorosamente científico.
Cada aluno escolhe um tema e propõe o projeto, podendo ser sobre Catequese, Dízimo, Liturgia, Pastoral, Comunidade Eclesial de Base, Iniciação à Vida Cristã, Batismo, Crisma, Pastoral da Criança, Liturgia, etc.

Os discípulos Agnério, Flávio Prates e Wandras Rocha escolheram a temática sobre “Comunidades Eclesiais de Base de Condeúba: Desafios e Propostas Possíveis de Solução”. O trabalho escrito foi longo, penoso e difícil. Mas, o projeto de intervenção foi feito e aplicado. Após a escritura do TCC e o envio em três vias para a Banca Examinadora, restava a apresentação para a Banca, composta pela Professora Adriana Pimentel da UNEB, Padre Valdech Gondim e Pe Luís. O objetivo deles é examinar todo o trabalho, elogiar ou criticar. A aprovação se dá pela média sete. São professores duros na questão da crítica cientifica quanto a Trabalhos de Conclusão de Curso ou Monografias.

Durante a manhã de sábado, dia 04 de novembro, os alunos que fizeram o TCC, se apresentaram. A equipe de Condeúba, Flávio, Wandras e Agnério conseguiu a nota nove. Graças a Deus fomos aprovados. O TCC durou mais de um ano, desde agosto de 2016 que estamos trabalhando para isso. Foram muitas as reuniões, visitas às comunidades, ajuda de um, de outro, leituras feitas para fundamentar o TCC. Nossos sinceros agradecimentos a quem muito nos ajudou, principalmente a Iraci Barbosa e Marli Costa.

A Missa de formatura aconteceu na Catedral Basílica de Senhora Santana de Caetité, celebrada pelo Bispo D. José Roberto e concelebrada por vários padres, entre os quais estava o Padre Adhemar, o Padre Paulo Henrique – Paraninfo da Turma Papa Francisco, Padre Isaías – coordenador do Curso, Padre Anderson, Padre Vicente “Donum” e outros. A Missa foi preparada por uma equipe do 3º Ano. Foi muito bonita e assistida por várias pessoas que encheu o templo principal de Caetité.

Em seguida, todos os formandos voltaram para o Centro de Treinamento de Líderes – CTL para a colação de grau, cujo curso é equivalente a uma Extensão da UNEB em nível de III grau. Ficaram à frente dos trabalhos, os professores e funcionários da UNEB de Caetité, juntamente com o Padre Isaías que colocou o anel tucum no dedo de cada teologando, pronunciando palavras de compromisso a que o estudante deve tomar frente à Igreja de sua paróquia. Houve discursos e pronunciamentos diversos. A oradora oficial da turma foi a colega Lucineia Santos a qual se saiu muito bem na sua fala.

Em seguida, houve a confraternização entre formandos e familiares, juntamente com as turmas de 1º e 2º anos. Vinte mesas e duzentas cadeiras nas cores rosa-choque e branca foram colocadas na parte externa do CLT onde foram servidos salgados e refrigerantes à vontade. O som ambiente serviu para animar a noite de festa.

A roupa usada pela turma foi calça preta com blusa rosa-choque. Homens e mulheres estavam muito bonitos. A turma procurou evitar despesas desnecessárias, de forma que a contribuição foi pequena por parte de cada um. Porém, alguns colegas não puderam concluir o curso, porque causa do TCC. Então, eles voltarão no ano que vem para cuidar apenas do TCC. No final, consideramos o curso ótimo, proveitoso e instrutivo para a vida de cada estudante.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

UM Comentário

  • Agnério Souza disse:

    O curso de Teologia para Leigos está aberto a quem tem uma caminhada com a Igreja, isto é, quem seja leigo engajado numa Pastoral, Movimento ou Grupo Religioso como líder, coordenador, presidente, etc. Geralmente, quem mais participa são as catequistas, porém quem mais precisa são os animadores das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.