Sete aplicativos que auxiliam professores em sala de aula

O Matemático e Pedagogo Valdivino Sousa aponta sete aplicativos na internet que auxiliam professores em sala de aula. Com a liberação do uso do celular nas escolas com finalidades pedagógicas e o anúncio da implantação de wi-fi nas 5 mil unidades da rede até o fim de 2018 oferecem as condições necessárias para que o uso da tecnologia em sala de aula seja uma realidade em todo o Estado de São Paulo, a mesma ideia é outros Estados seguirem a mesma linha pedagógica, pois estes aplicativos são vistos como ferramentas de aprendizagem.

Valdivino Sousa que é Matemático, Pedagogo, Educador e criador do método XYZ que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébricas com o uso de objetos ilustrativos, além disso, ele é estrategistas de mídias digitais para a educação. O objetivo das ferramentas disponíveis na internet têm grande valia no âmbito da relação aluno e professor, ou seja, é uma forma de incentivar o aluno a interessar pela disciplina que está sendo ensinada.

Segundo Valdivino Sousa, em toda a rede os professores já entenderam a importância da inclusão digital. Na escola estadual Professor Astrogildo Silva, no Sacomã, o professor Bruno Amaral Alves de Oliveira, navegando pela internet, descobriu a ferramenta “Google Sala de Aula” e compartilhou a informação com seu colega, o Gustavo Orsati Rodrigues. Foi então que surgiu a maior mudança dos últimos tempos em toda a unidade escolar: aulas dinâmicas e alunos mais interessados.

“Os aplicativos criados para facilitar a criação de aulas interativas é uma forma mais fácil de acessar os conteúdos e entendimento entre aluno e professor, a tecnologia está presente no nosso dia a dia, a gente não vive mais sem celular, sem computador e sem internet”, explica o Matemático e Pedagogo Valdivino Sousa.

Por exemplo, a escola estadual Professor Astrogildo Silva, no Sacomã além das ferramentas disponíveis na internet, ganhou um aplicativo para telefones celulares próprio, o “Astrogildo Online”. A gente fala, ‘olha gente, baixem porque se trata de um agregador.  “Além de ser algo presente no dia a dia do jovem, os Apps trazem informações e funcionalidades que agregam benefício para o processo de ensino-aprendizagem”, disse o Matemático e Pedagogo Valdivino Sousa.

A seguir o Matemático e Pedagogo mencionam sete aplicativos que prometem facilitar a vida dos professores e dos estudantes:

Educreation
Apostar nesse aplicativo é transformar o plano de ensino. O Educreation é uma espécie de lousa digital que permite a criação de apresentações animadas, cheias de fotos, textos e marcações. Além disso, é possível, ainda, gravar áudios e compartilhar o documento com os alunos, por e-mail, Facebook e twitter.

ThingLink
Melhor do que ler é ver e ouvir. O ThingLink permite a criação de imagens interativas para facilitar o entendimento dos alunos. É só adicionar uma imagem e incluir os itens interativos – gráficos, documentos, escritas, entre outros.

Box
Trata-se de uma espécie de Google Drive ou iCloud, no qual os professores e alunos podem armazenar arquivos. Além disso, o aplicativo permite que as pessoas comentem ou acessem os tais arquivos de qualquer lugar, formando interação e engajamento.

Paper.li
Nele, todos os alunos podem reunir notícias e capas de jornais online. É uma ótima forma de incentivar a leitura desses meios de comunicação e fazer os alunos ficarem inteirados sobre o que acontece no mundo.

MathBoard
Referência em Matemática, de fácil acesso e super usual, o MathBoard conta com diversos tipos de exercícios e explicações mais simples sobre determinadas fórmulas. É útil para complementar a explicação em sala de aula.

Nearpod
Multifuncional, é capaz de ajudar os professores a criarem aulas interativas e os alunos a acessar os conteúdos por meio de seus smartphones ou tablets em tempo real. É possível criar quiz, enquetes e apresentações que ajudam na visualização do conteúdo.

Google Acadêmico

A ferramenta criada pelo Google disponibiliza livros, artigos, resumos e traz informações e conteúdos importantes de diversas disciplinas, ao juntar um grande acervo de pesquisas e estudos.

 

Fonte: Folha Brasil Online

 

 

Valdivno Sousa é Contador, Matemático, Pedagogo, Psicanalista, Bacharel em Direito, Escritor e Mestrado em Ciências da Educação Matemática, possui mais de 20 anos de experiência, e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade e Consultoria Tributária. Site: www.alvescontabilidade.com.br Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados. Blogueiro Mtb 60.448, Consultor e Estrategista de Mídias Digitais. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e didática no ensino de matemática. Acesse o site: www.matematicosousa.com.br E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – 9.9608-3728

Valdivino Sousa

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. É programador Web e editor do blog Valor x Matemática Computacional, Produtor de Conteúdo e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, R2 Nacional e Opa! Já Publiquei, sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Site: https://www.matematicosousa.com.br E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel Whatsap: 11–9.9608-3728
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.