O novo prefeito de São Paulo é Fernando Haddad (PT), eleito neste domingo (28) com 55,57% dos votos válidos. O petista derrotou o candidato do PSDB, José Serra, que teve 44,43% dos votos neste segundo turno.
“Pretendo me dedicar de corpo e alma para governar São Paulo. Essa cidade precisa de dedicação”, declarou Haddad à TV Brasil, pouco depois de ser confirmado como prefeito eleito da capital paulista.
Agora, o petista vai governar a cidade com o maior Produto Interno do Brasil (PIB) do Brasil e com 11,5 milhões de habitantes. A vitória marca a volta do PT ao comando de São Paulo depois de oito anos da administração de Marta Suplicy.
No primeiro turno, Serra ficou em primeiro lugar com 30,75% dos votos. Haddad teve 28,98% dos votos válidos e Celso Russomanno (PRB), nome que liderava as pesquisas de intenção de voto, acabou sendo derrotado, ficando com 21,60% dos votos.
Na última pesquisa Ibope, divulgada na véspera da eleição, Fernando Haddad aparecia liderando com 59% das intenções de voto, contra 41% de José Serra.
Ministro da Educação até o início deste ano, Fernando Haddad nasceu em São Paulo (SP) e tem 49 anos. Formado em direito, Haddad começou sua trajetória política no movimento estudantil da Universidade de São Paulo (USP).
No ministério, ajudou a implementar o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre as propostas de Haddad estão a implantação de mil novos leitos hospitalares, a construção de três novos hospitais e a criação do bilhete único mensal para o transporte público.
Fonte: Correio
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.