A Anatel decidiu suspender a promoção Infinity Day, da TIM, porque teme que a oferta leve a um aumento de tráfego que a rede de telefonia da operadora não teria condições de suportar e provoque queda na qualidade do serviço para os clientes, disse o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), José Rezende, nesta quinta-feira (15).
“A nossa preocupação é que [a promoção] gere impacto na rede [da TIM], que haja um excesso de tráfego e, com isso, queda na qualidade do serviço”, disse Rezende. De acordo com ele, representantes da TIM e da Anatel vão se reunir nesta sexta, na sede da agência, em Brasília, para discutir a suspensão.
A oferta da TIM, valída para 19 DDDs, permite aos usuários fazer ligações ilimitadas entre números da operadora pagando R$ 0,50 por dia. A tarifa regular da operadora é de R$ 0,25 por ligação entre telefones da TIM. Segundo a Anatel, o promoção estava sendo veiculada pelo menos nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Amazonas, além do interior de São Paulo.
A suspensão da promoção começa a valer após a publicação de despacho por parte da Anatel, o que deve ocorrer na próxima sexta (16) ou segunda-feira (19).
Dados sobre impactos
Segundo Rezende, a TIM terá de apresentar dados mostrando que a promoção não irá impactar a rede de forma a piorar a qualidade do serviço. Se isso ficar comprovado, a operadora vai poder voltar a fazer a promoção.
No entanto, o presidente da Anatel disse que não sabe quando isso poderá ocorrer.
Ainda de acordo com Rezende, a Anatel avalia que a TIM deveria ter informado o início da promoção, o que não foi feito. As empresas de telefonia celular não são obrigadas a comunicar esse tipo de oferta, mas, para o presidente da agência, nesse momento a medida era necessária porque as ações da TIM, assim como de Oi e Claro, estão sendo acompanhadas pela Anatel devido ao aumento das reclamações dos clientes.
A TIM informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que recebeu ofício da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pedindo a suspensão de uma promoção da operadora, lançada na última terça-feira (13).
A TIM informou, em nota, que “foram transmitidas para a agência todos os detalhes técnicos e mercadológicos da iniciativa, que é limitada em 19 cidades para oportuna analise conforme regulamentação em vigor”.
Fonte: G1
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.