O ano de 2012 na Bahia foi marcado por centenas de assaltos a agências bancárias, principalmente no interior e em várias cidades da região Sudoeste, a exemplo de Condeúba, Tremedal, Encruzilhada, Barra do Choça, dentre tantas outras.
Em entrevista ao jornal Correio da Bahia, o coronel Antônio Ferreira Fontes, comandante do Policiamento Especializado da Polícia Militar, reconhece que o efetivo atual da corporação no interior do estado é insuficiente para garantir a proteção da população, mas pontua que os bancos não têm interesse de reforçar a segurança.
“Os bancos alegam que para colocar à disposição uma quantia menor de dinheiro terão que reabastecer mais vezes e isso tem um custo pra eles. O gerente tem acesso ao dinheiro do cofre de meia em meia hora. É por isso que os bandidos estão fazendo refém o gerente na porta de casa”, declara o coronel.
Segundo Fontes, a PM trabalha desenvolvendo operações diárias, que são intensificadas entre os dia 25 e o dia 10 de todo mês.
Já o coordenador do Grupo de Apoio ao Combate a Crimes contra Instituições Financeiras (Gacif) da Polícia Civil, delegado Daniel Pinheiro, disse que, no início do ano que vem, o grupo será estendido para cidades como Jacobina, Seabra, Barreiras, Vitória da Conquista, Itabuna e Feira de Santana. De acordo com ele, o Gacif já prendeu 86 integrantes de quadrilhas de assaltantes de bancos; outros 31 foram mortos em confronto; 11 bandos desarticulados, além de apreendidas 484 unidades de explosivos e 74 armas.
Fonte: Blog da Resenha Geral
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.